Quantcast
 
 

Encontro de Reis de Braga junta 15 grupos na preservação e valorização dos cantares de janeiras e reis

Encontro de Reis de Braga junta 15 grupos na preservação e valorização dos cantares de janeiras e reis

 

Para manter viva e vívida uma das tradições mais expressivas desta quadra natalícia, o Município de Braga vai promover, no próximo dia 8 de Janeiro, o XXXV Encontro De Grupos De Reis. Com início marcado para as 15h00, no Altice Fórum Braga, o encontro conta com a participação de 15 Grupos de Reis, que prometem envolver toda a plateia no verdadeiro espírito festivo.

 
 

Esta tradição, que este ano celebra a sua 35.ª edição, vai reunir as vozes e músicas tradicionais, num espírito de preservação e valorização dos cantares de janeiras e reis, numa alusão à harmonia comunitária com os desejos para o novo ano que eram transmitidos porta-a-porta. Este ano o Encontro de Grupo de Reis conta com a participação do Orfeão de Braga; Coro Alegre Mensagem; Rusga de S. Vicente — Grupo Etnográfico do Baixo Minho; Grupo Coral do Seminário de Fraião; Grupo Folclórico Infantil e Juvenil do Carreiro – Escudeiros; Grupo Coral e Instrumental do Carmo; Grupo de Reis do Grupo Cénico Cultural e Beneficente de Arentim; Coro Polifónico de Gualtar; Rancho Folclórico S. João Baptista De Nogueira; Coro Real do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian; ADRA de Braga; Grupo Folclórico de Lamaçães; ACIJE – Associação do Coro Infanto-juvenil de Esporões; Rusga de Merelim S. Paio e Vozes do Cávado. A entrada é livre.

Cantares de reis e janeiras já ecoam pela cidade

 
 

Neste mês de Dezembro, os cantares de reis já se fazem ouvir em Braga. Tendo em conta o objetivo de recolha e preservação deste legado, o Município tem levado os cantares até às instituições de cariz social, praticando, desta forma, o espírito solidário. Para além do Encontro de Grupo de Reis, o programa cultural realiza-se, assim, em duas vertentes: Cantar de Reis em Instituições de Solidariedade, onde grupos de reis de Associações Culturais do concelho deslocam-se a IPSS’s, Lares de 3.ª Idade, Centros de Dia, Hospital, Lares de Acolhimento de Crianças e Jovens, e ao Estabelecimento Prisional; e Cânticos na Rua, onde os grupos animam o centro histórico entoando cânticos natalícios e de reis. No total, são mais de 50 os grupos de reis e janeiras que vão cumprir, junto de 24 instituições do concelho, esta tradição.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...