Erros a evitar na remodelação da sua cozinha moderna

Está a fazer planos para remodelar a sua cozinha? Tão importante quanto saber a melhor forma de fazê-lo, é conhecer quais os erros mais comuns e que deve evitar.

 

As cozinhas modernas querem-se práticas, funcionais, espaçosas e acolhedoras, em harmonia com o resto da casa e facilitadoras do convívio.

 
 

Muito mais do que espaços de preparação e consumo de alimentos, transformaram-se em autênticos corações dos lares, onde a família e os amigos se juntam em momentos de partilha.

(New Africa / Shutterstock)

É por isso que a remodelação da cozinha está cada vez mais na lista de prioridades de muitas famílias hoje em dia. Afinal, por que não aprimorar ao máximo este espaço em que passamos tanto tempo?

 
 

Abaixo, falamos-lhe sobre alguns dos erros mais comuns cometidos na remodelação de cozinhas modernas e damos-lhe algumas dicas para evitá-los. Estas dicas não dispensam a consulta de fabricantes de cozinhas modernas, que o poderão ajudar a conseguir um resultado que supere as suas expectativas. 

Dispensar o planeamento prévio dos espaços

O impulso para criar uma cozinha nova inspirada no design de sonho de um catálogo pode levá-lo a escolher um projeto que não se adeque ao seu espaço e necessidades específicas.

 

Para evitar arrependimentos, dedique-se ao planeamento consciente da sua cozinha, mesmo que tenha por base um estilo que o tenha cativado. Acima de tudo, a prioridade deverá ser a funcionalidade da cozinha.

Tenha em mente os vários espaços de que precisa na sua cozinha para colocar eletrodomésticos e acessórios, realizar tarefas e acomodar pessoas e simule qual a melhor forma de os organizar de modo a facilitar a rotina.

 

Onde ficam os pontos de água? Qual o melhor local para preparar alimentos? Para colocar as máquinas de lavar? Que cores combinam melhor? Como criar espaço para sentar que possa ser desmontado quando não for necessário? Faça uma lista das suas prioridades e procure soluções práticas para cada desafio.

Pontos de eletricidade

Considere também o planeamento dos pontos de eletricidade: garanta que terá tomadas suficientes para alimentar todos os eletrodomésticos sem precisar de desligar uns para ligar os outros. A colocação de extensões elétricas em pontos estratégicos pode ajudar a resolver este problema de uma forma prática e discreta!

Ignorar a necessidade de espaço de armazenamento

As cozinhas querem-se bonitas – mas não só. Querem-se também práticas, e uma parte crucial na funcionalidade está no espaço para armazenamento.

Uma cozinha moderna, minimalista, com um visual leve e fácil de limpar, deve ter espaço de arrumação de sobra para nada ficar fora do sítio.

 

Pondere a colocação de mobiliário desenhado à medida da sua cozinha, para conseguir aproveitar todo o espaço ao máximo. Invista em arrumações inteligentes e versáteis.

Entre prateleiras, armários, gavetas, mesas com arrumação e muitas outras opções, não faltará escolha. No momento de arrumar, procure colocar todos os objetos em locais chave, mesmo à mão para quando precisar de os utilizar.

Negligenciar a importância da luz e da ventilação

Há duas coisas indispensáveis em todas as cozinhas: luz e ventilação.

São elas que tornam o espaço leve e agradável de usar. Por isso, ao planear a remodelação, é um erro crasso não ter estas duas prioridades em conta.

Procure maximizar o uso de luz natural colocando os móveis e eletrodomésticos de modo que não bloqueiem as janelas, escolhendo cortinas que deixam passar a luz ou mesmo instalando janelas novas, com dimensões mais benéficas.

Escolha os melhores pontos de luz natural para as zonas de realização de tarefas, como preparação de refeições ou lavagem da loiça. Não dispense também os pontos de luz artificial, muito úteis em cozinhas escuras, zonas de trabalho pouco iluminadas e, claro, durante a noite.

Para garantir uma boa qualidade de ventilação, procure investir num bom exaustor. Adote também o hábito de ventilar diariamente a casa: as janelas abertas permitem arejar a casa, purificar o ar e eliminar cheiros de forma eficiente e económica.

Dispensar a opinião de especialistas

Numa era revolucionária para a organização do lar, os fabricantes de cozinhas modernos têm-se chegado à frente com soluções inovadoras que se adaptam às necessidades e desejos de cada família.

No momento de planear as remodelações da sua cozinha, não deixe de consultar a opinião de especialistas e fabricantes de cozinhas modernas, para garantir que este será um projeto feito com todo o rigor e qualidade que procura.

Comentários

comentários

Você pode gostar...