Escolas de norte a sul do país recolhem bens para ajudar
As escolas, de norte a sul do país, estão a realizar campanhas de recolhas de bens e alimentos para ajudar os ucranianos, numa onda de solidariedade e amizade que junta alunos, professores e pais.
“As escolas estão unidas numa onda de solidariedade e de amizade para com o povo ucraniano. É uma preocupação real, não é só da boca para fora. Os alunos e os pais estão a aderir em massa, porque querem ajudar”, contou à Lusa o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima.
No agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, por exemplo, os dois últimos dias desta semana serão de recolha de alimentos, roupas e bens de primeira necessidade. Tudo o que chegar às escolas de Vila Nova de Gaia será depois entregue no Seminário Cristo Rei, acrescentou Filinto Lima.
Um pouco por todo o país, as direções têm mobilizado a comunidade escolar em ações humanitárias e de solidariedade com as vítimas da guerra na Ucrânia.
Também em Vieira do Minho o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo está a promover uma ação de recolha de bens alimentares e outros produtos para enviar para a Ucrânia em parceria com o Município.
A campanha SOS Ucrânia arrancou na passada segunda feira, dia 28 de março e destina-se à recolha de bens alimentares, medicamentos, produtos de higiene pessoal, roupa, cobertores e mantas para enviar para a Ucrânia, país que nos últimos dias está a ser atacado pela vizinha Rússia.
Os bens podem ser entregues em qualquer escola do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, na Biblioteca Municipal e, ainda na Loja Social.