Quantcast
 
 

Exercício “Escorpião Vermelho” com blindados 8×8 portugueses e romenos

Viaturas blindadas de rodas Pandur II 8×8, com rede de camuflagem, do Exército de Portugal, da Companhia de Atiradores Mecanizada (CAtMec) afecta à 3.ª Força Nacional Destacada na Roménia (3FND/ROU), em manobra junto de uma viatura 8×8 MOWAG Piranha III (12E72) do Exército da Roménia, no decurso do exercício “Red Scorpion”, no Centro de Treino de “Getica” em Cincu, na Transilvânia, Roménia, em Outubro de 2023. Cincu dista 280 km da fronteira do rio Danúbio, a Leste, com a Ucrânia.

 
Foto via Forças Armadas Portuguesas

Participaram neste exercício, em contexto NATO e no âmbito das respectivas “enhanced Vigilance Activities”, forças da Bélgica, de França, da Macedónia do Norte, da Polónia, de Portugal e da Roménia. O nome do exerício, “Red Scorpion” (“Escorpião Vermelho”), decorre da alcunha (“Scorpionii Roșii”) atribuída ao 26.º Batalhão de Infantaria “Neagoe Basarab” do Exército Romeno aquando da sua passagem pelo Teatro de Operações de Angola em 1996, sob o âmbito UNAVEM III (“United Nations Angola Verification Mission”).

 
 

Ao serviço do Exército Português desde 2009, a Pandur II 8×8 é uma viatura blindada de rodas, construída pela GDELS-Steyr (Aústria), com um nível 3 de protecção STANAG, com um peso de 18 toneladas, uma velocidade máxima de 105 km/h. Com uma guarnição de 1 a 2 elementos, podendo transportar até 10 militares equipados, está armada com uma metralhadora pesada de calibre 12,7mm (aqui presente), ou, em variante, com uma metralhadora de calibre 7,62mm ou um lança-granadas automático de 40mm.

A Piranha III 8×8, ao serviço do Exército da Roménia desde 2007, é uma viatura blindada anfíbia de rodas, concebida pela suíça MOWAG, com um peso de 18,5 toneladas e uma velocidade máxima de 100 km/h. Com uma guarnição de 3 elementos pode transportar até 7 militares equipados. Está armada com metralhadora pesada 12,7mm (em plataforma de operação remota da israelita Elbit).

 
 

A 3FND CAtMec/ROU, sob comando do Major Ivo Rodrigues Pereira, é composta por elementos provenientes de várias Unidades do Exército, da Marinha e da Força Aérea, com um total de 200 militares. Esta força iniciou operações a 25 de Maio de 2023 numa missão que se estenderá por 6 meses, até Novembro de 2023, no âmbito das “enhanced Vigilance Activities” da NATO para aquele flanco leste da Europa – que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km com a Ucrânia

Esta Companhia de Atiradores Mecanizada (CAtMec) é constituída por um destacamento de apoio, um módulo conjunto de informações, um módulo de defesa antiaérea e um módulo geográfico, geológico e oceanográfico. Conta ainda com uma força de operações especiais (4FND OEsp/ROU) composta por 21 militares preparados pelo Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE).

 


Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...