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Exercício sobre o Rio Minho com meios da Marinha de Portugal e de Espanha

A lancha de fiscalização NRP “Minho” (número de amura P370), comandada pelo Segundo-tenente Martin Fedorchuk, da Marinha Portuguesa, e, mais afastado na foto, o “Cabo Fradera” (número de amura P201), “Patrullero de Vigilancia (PVI) Interior” comandado pelo Tenente Álvaro de Agustín Búa, da Marinha Espanhola (“Armada”), em exercício sobre o Troço Internacional do Rio Minho, a montante da Ponte Rodo-Ferroviária de Valença, geo-referenciação 42.043532566767695, -8.641651172622451 , ref. https://maps.app.goo.gl/sSfXo8SeQg2REvqh6 , a 15 de Maio de 2024.

 
Navio da Marinha participa em exercício da Marinha Espanhola

O exercício realizado seguiu um cenário de resposta a um incidente a bordo, inserindo-se no contexto, mais alargado, do exercício MARSEC, promovido anualmente pela Marinha de Espanha. Os dois navios envolvidos cumprem regularmente no Rio Minho missões de patrulha e vigilância, com especial incidência sobre o acompanhamento de actividades piscatórias e segurança à navegação.

 
 

O Troço Internacional do Rio Minho (TIRM), fronteira física e administrativa entre o Reino de Espanha e a República de Portugal, corresponde aos últimos 77,8 km do mesmo até à foz no Oceano Atlântico, sendo navegáveis 33 km destes, abrangendo as regiões galegas de Ourense e Pontevedra e de Viana do Castelo em Portugal, numa bacia hidrográfica de 1 918 km2.

A lancha NRP “Minho”, construída no Arsenal do Alfeite em 1991, desenhada para desempenho de missões em águas pouco profundas, está ao serviço da Marinha Portuguesa desde 31 de Agosto de 1991, desloca 70 toneladas, com um comprimento de 22,4 metros, um boca de 6 metros e um calado de 0,77 metros. Propulsionada por dois jactos de água omnidirecionais, alcança uma velocidade de 9 nós. Com uma guarnição de 8 elementos (1 oficial, 1 sargento e 6 praças), está armada com uma metralhadora média calibre 7.62mm e equipada com uma embarcação semi-rígida.

 
 

O patrulha “Cabo Fradera” (P201) foi construído pela Empresa Nacional Bazán nos estaleiros de La Carraca (Cádiz) e entrou ao serviço da “Armada” a 25 de Fevereiro de 1963, iniciando serviço em Tui e sobre o Rio Minho desde 10 de Setembro de 1963. Desloca 28 toneladas, com 17,85 metros de comprimento, 4,25 metros de boca e 0,9 metros de calado. Propulsionado por 2 motores diesel, alcança uma velocidade máxima de 10 nós. Com uma guarnição de 7 elementos, está armado duas metralhadoras médias calibre 7.62mm. Está equipado com uma embarcação semi-rígida Valiant 350 / 450.

Foto via Marinha Portuguesa
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

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