Fafe Natal 2024 traz luz e animação a Fafe
Mercado de Natal, concertos, espetáculos de dança, comboio infantile a Casa do Pai Natal marcam a quadra natalícia em Fafe
O Natal chega a Fafe a partir do dia 30 de novembro com a abertura do Mercado de Natal, na Praça 25 de Abril, a partir das 15h00, com a atuação do Coro Infantil da Academia de Música José Atalaya. O Pai Natal chega a Fafe na mesma tarde, pelas 16h00, acompanhado de uma parada de Natal para fazer as delícias dos mais novos. O arranque da época natalícia é marcado ainda pela inauguração da iluminação decorativa, às 17h30, com um espetáculo de luzes e música. Uma árvore gigante e diversas decorações alusivas à época vão trazer à cidade uma cor especial e um ambiente mágico.
O programa natalício deste ano envolve concertos, espetáculos de dança, o tradicional Encontro de Coros de Natal na Igreja Nova, o Mercado de Natal,a Casa do Pai Natal, um comboio infantil e vários momentos de animação de rua, procurando, desta forma, dinamizar e promover o comércio local nesta época festiva.
No feriado de 1 de dezembro, a partir das 15h00, os Duendes à Solta vão animar as ruas da cidade. Na semana seguinte, a animação continua no dia 5, pelas 19h00, com uma atuação da Tuna da Universidade Sénior, a atuar no Mercado de Natal. À mesma hora, no dia 6, estará a ARPIFAFE no Mercado de Natal.
No fim de semana de 7 e 8 dezembro, haverá animação para todas as idades. No dia 7, de manhã, teremos o Ensemble de Sopros da Orquestra Orff, nas ruas de cidade. À tarde, personagens Candy animarão a cidade e a Tuna da Orquestra Orff animará o Mercado de Natal.
No domingo, dia 8, decorrerá o Passeio de Pais Natais do Grupo de Amigos das Bicicletas Antigas de Fafe e animação de rua com os Cuidadores de Estrelas.
No dia 12, o Mercado de Natal acolhe o Concerto de Natal à Guitarra. Na sexta, 13, o dia é dedicado às escolas com o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, do Grupo Nun’Álvares, no Pavilhão Multiusos durante a manhã, havendo nova sessão, direcionada para o público em geral, às 21h00.
No sábado, a animação de rua continuará pelo centro da cidade com as personagens Candy e atuações do Grupo de dança infantojuvenil do Grupo Recreativo de Ardegão no Mercado de Natal. O Teatro para bebés “Do lado de dentro” será exibido em duas sessões (10h00 e 11h30), no Teatro Cinema. O espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, do Grupo Nun’Álvares, decorrerá no Pavilhão Multiusos, às 15h30 e 21h00.
Nos dias 13 e 14, na Igreja Nova, os fafenses terão oportunidade de assistir à atuação do XXXI Encontro dos Coros de Natal, num ambiente de sintonia com o espírito natalício que a época convoca.
No domingo, teremos o Orfeão Universitário do Porto no Teatro Cinema de Fafe, num momento inteiramente dedicado à música. Também neste dia, o Grupo Nun’Álvares terá a sua última atuação, do espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, às 15h30. As ruas da cidade estarão animadas pelos “Cuidadores das Estrelas”, a partir das 15h00.
A AAPAEIF , o Coro de Pais e Amigos da Academia de Música José Atalaya e a Banda Faz de Conta ficarão responsáveis pela animação nos dias 18, 20 e 21 de dezembro, respetivamente.
Para completar o fim de semana, no domingo (dia 22), decorre a 11ª edição do Passeio de Pais Natais, uma iniciativa promovida pelos Asfalto Friends. Às 15h30, no Teatro Cinema, decorrerá o “Direito de Natal”, da CERCIFAF No fim da tarde, a partir das 17h00, está programado o concerto da Orquestra Música de Fafe no Mercado de Natal, e o espetáculo “The Grinch”, da Academia de Dança Nun’Álvares, no Pav. Multiusos.
No dia 27 de dezembro, a Paróquia de Sta. Eulália realizará o seu tradicional espetáculo “Natal em Família”, às 21h00, no Teatro Cinema. No dia seguinte, a Associação Leões do Ferro apresentará “A nossa Bela Adormecida”, às 21h30, também no teatro centenário.
A Orquestra Música de Fafe realizará o seu concerto de Ano Novo, no dia 4 de janeiro, às 21h30, no Teatro Cinema e, no dia 10 de janeiro, no Pavilhão Multiusos, decorrerão os Cantares de Reis das Escolas de Fafe.
Organizada pelo Município de Fafe e pela Junta de Freguesia de Fafe, a Corrida S. Silvestre partirá às 21h00, diretamente da Praça 25 de Abril.
O programa da Fafe Natal encerra com o Encontro de Cantadores de Reis, que acontece a 12 de janeiro, em vários espaços da cidade, e com final no Multiusos de Fafe.
Casa do Pai Natal
O Pai Natal vai ser presença habitual no centro da cidade aos feriados e fins de semana. Aos sábados (16h00-18h00), domingos (15h00-18h00), no dia 23 dezembro (15h00 – 18h00) e na véspera de Natal, 24 de dezembro, (09h-13h00), os mais pequenos poderão visitar a figura mais querida desta época na sua casa, instalada na Praça 25 de Abril.
Espetáculos de música e de luz
Durante o mês de dezembro, a cidade ficará ainda mais bonita com os espetáculos de música e luz que irão decorrer na Praça 25 de Abril (Segunda-feira a domingo – 18h00 • 19h00 • 20h00 • 21h00 • 22h00 •23h00 (apenas às sextas e sábados*) e na Praça da Justiça (Segunda-feira a domingo – 18h30 • 19h30 • 20h30 • 21h30 • 22h30).
Comboio infantil
Este ano, teremos um comboio para os mais pequeninos. Localizado na Praça 25 de Abril, proporcionará às nossas crianças pequenas viagens naquela área, que trarão muitos sorrisos.
Mercado de Natal
O Mercado de Natal continuará como aposta ganha nesta programação, trazendo ao centro da cidade um conjunto de expositores, associações e juntas de freguesia que nos mostrarão aquilo que de melhor se faz, ao nível de produtos endógenos, artesanato, entre outros produtos. Estará aberto todos os dias até à véspera de Natal.
Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal apresentará, como habitual, um programa próprio, com destaque para os diversos ateliers de expressão artística, oficina de atividades experimentais, sessões de Hora do Conto, encontro com Escritores e sessões de cinema.
O programa apresentado pelo Município procura diversidade e contempla um conjunto de atividades que ao longo de todo o mês de dezembro mergulharão a cidade no espírito natalício, procurando-se dinamizar, por via da presença de visitantes e residentes, o comércio local, preservar as tradições e fortalecer a identidade coletiva, mobilizando os fafenses, as associações e as diferentes entidades.