Quantcast
 
 

Famalicão dá passo importante na criação da nova rede intermunicipal de transportes públicos rodoviários

Está dado mais um passo importante para uma nova realidade de transportes públicos em Vila Nova de Famalicão. A proposta para a celebração de contrato interadministrativo de colaboração e coordenação de competências entre o Município de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, respeitante ao Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros, assim como a abertura do procedimento pré-contratual para aquisição de prestação de serviço público de transporte de passageiros, foram aprovados na reunião de Câmara desta quinta-feira, dia 24 de fevereiro.

 

Ao todo, os três municípios vão investir quase 80 milhões de euros até 2029, cabendo a Vila Nova de Famalicão o maior esforço (55 milhões), pelo facto do seu território abranger dois terços desta rede. Assim, o município famalicense assumirá a liderança na condução do projeto denominado de Mobi.Ave.

 
 

“Temos que ter transportes públicos de qualidade porque são importantes para a nossa qualidade de vida e para a defesa ambiental” refere o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. “Ao possibilitar a existência de uma rede de transportes acessível, esperamos colmatar um défice existente e sensibilizar as pessoas a mudar as suas rotinas, privilegiando o uso do transporte público nas suas deslocações”.

O Presidente da Câmara reitera que “vamos reclamar, junto do Governo, os mesmos direitos que tem a Área Metropolitana de Lisboa e do Porto, para que nos ajude a colmatar a dimensão orçamental que está associada a estes transportes”. Com esta rede, Famalicãoaproxima-se da Área Metropolitana do Porto no que diz respeito aos transportes e espera, um dia, ver o território incluído no passe “Andante”, que traz benefícios alargados para os cidadãos.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...