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Famalicão quer dar o salto para um novo paradigma económico

O programa Famalicão MadeIn, criado em 2014 pelo Município de Vila Nova de Famalicão para potenciar a competitividade económica do concelho, captou mais de 320 milhões de euros em investimento e ajudou a criar cerca de 2514 postos de trabalho, representando, em média, um novo posto de trabalho por dia.

 
Mario Passos Famalicão

Os números foram apresentados aquando o balanço do programa, que comemora este ano o seu 8.º aniversário, numa sessão pública que teve lugar nos Paços do Concelho de Famalicão, na passada sexta-feira, e na qual o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, anunciou “o salto do MadeIn para o CreatedIn”, ou seja, a procura pela “passagem de um município produtor para um município, também, criador”, através da criação de um novo eixo de ação: o Famalicão MadeInovar.

 
 

O MadeInovar é, assim, a nova abordagem do Famalicão MadeIn, que tem como objetivo a criação e o desenvolvimento de valor, procurando atrair empresas de base tecnológica, incentivar a transição – digital e climática -, promover a ciência, conhecimento e tecnologia, aproximar as entidades do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII) e as empresas do território, assim como criar, atrair e reter talento e fomentar a coesão e o bem-estar social.

“Queremos mudar um pouco o paradigma (…) esta mudança do MadeIn para o CreatedIn quer significar isso mesmo: mais criação, mais inovação, mais investigação, mais desenvolvimento”, enfatiza Mário Passos. “É tempo de darmos um novo impulso ao projeto Famalicão MadeIn: o Famalicão MadeInovar, um novo eixo de ação do programa” também assente na “sustentabilidade económica, sustentabilidade social e sustentabilidade ambiental”, destaca o edil.

 
 

“Não há dúvida que as nossas empresas estão a apostar cada vez mais na inovação”, referiu o vereador da Economia e Empreendedorismo, Augusto Lima, mencionando que esta nova fase do projeto “acentuará ainda mais a ligação às empresas, aos centros tecnológicos existentes no concelho e universidades”, refletindo uma maior aposta “na inovação e tendo em conta desafios tão grandes como a sustentabilidade e a transição digital”, de forma a “ficarmos em melhores condições para criar produtos com valor acrescentado”.

Refira-se que com esta ação Vila Nova de Famalicão pretende reforçar a sua posição como uma das maiores forças económicas do país, evidenciada por indicadores económicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) que posicionam o concelho como o terceiro maior exportador a nível nacional, bem como no segundo lugar do ranking nacional, em termos de contributo para a balança comercial nacional e de valor acrescentado bruto.

 

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