Famalicão, Riba de Ave e Joane dão palco ao FAMAFOLK

Perto de meio milhar de folcloristas, de quatro grupos nacionais e quatro grupo internacionais de folclore vão apresentar-se aos famalicenses em três galas performativas nos dias 5, 6 e 7 de agosto, no âmbito do Festival Internacional de Folclore de Famalicão, FAMAFOLK. Os eventos acontecem, respetivamente, em Famalicão, Riba de Ave e Joane, com entrada livre.

 

Tendo os jardins dos Paços do Concelho de Famalicão como pano de fundo, a gala de Abertura do FAMAFOLK acontece já na próxima sexta-feira, dia 5 de agosto, pelas 21h30, e irá contar com as atuações do Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz (V. N. Famalicão), do Grupo Etnográfico Rusga de Joane (V. N. Famalicão), anfitrião do festival, e dos quatro grupos internacionais convidados para esta edição, entre eles, a Compañía de Danzas de Funga, da Colômbia, a Compañía Mexicana de Danza Folklorica, do México, a Folklore Ensemble Bystry, da Polónia, e a Escola de ball de bot DIT I FET, de Espanha.

 
 

Neste dia, também tem lugar o workshop «Danças no Mundo», pelas 15h30, na Praça – Mercado Municipal de Famalicão, uma dinâmica, com entrada livre, que convida os famalicenses a explorar as suas danças e ritmos tradicionais dos quatro grupos internacionais presentes no festival.

Já a segunda gala do festival, terá como palco o Largo da Igreja de Riba de Ave e acontece no sábado, dia 6, pelas 21h30, com a participação dos quatro grupos internacionais e o grupo anfitrião, que se farão acompanhar pelo Rancho Folclórico S. Martinho de Brufe (V.N. Famalicão).

 
 

A 2.ª edição do FAMAFOLK termina no dia 7 de agosto, domingo, com uma Celebração Ecuménica na Igreja de Joane, às 11h, e à tarde, pelas 15h30, o Parque da Ribeira, em Joane, recebe a Gala de Encerramento, um espetáculo que inclui atuações do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo (Matosinhos), bem como dos grupos Internacionais convidados e da Rusga de Joane.

Refira-se que este evento internacional conta com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Joane e de Riba de Ave, da Federação do Folclore Português, da Fundação INATEL e da Associação CIOFF Portugal.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...