Quantcast
 
 

Famalicão vai ter Residência Universitária no centro urbano

Aprovação da candidatura anunciada pelo Presidente da Câmara no Dia da Cidade

 

Famalicão vai ter Residência Universitária no centro urbano

 
 

“Posso anunciar aqui hoje, em primeira mão, que a Câmara Municipal viu aprovada, nos últimos dias, a sua candidatura para a criação de uma Residência de Estudantes em pleno centro urbano, nas atuais instalações do Departamento do Ambiente do Município”. A novidade foi avançada pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, no decurso da cerimónia comemorativa do 37.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão a cidade, que decorreu no passado sábado, 9 de julho, nos Paços do Concelho.

Num investimento de cerca de três milhões de euros, serão disponibilizadas perto de uma centena de camas destinadas a estudantes bolseiros deslocados e a investigadores em mobilidade, infraestrutura que dará resposta a quatro instituições de Ensino Superior. Para além de constituir o único projeto de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis para a cidade, representa a introdução no mercado de arrendamento local de um novo modelo de oferta em termos de qualidade, tipologia e valor da renda, e, pela sua localização, representa, de igual modo, uma aposta do Município na devolução de novos residentes ao centro urbano da cidade.

 
 

Mário Passos reforça a importância do equipamento pelo ângulo da construção da nova cidade de Famalicão, uma cidade “com pessoas, convidativa, acessível, democrática”.

Este equipamento terá o condão de garantir a juventude na presença quotidiana do núcleo urbano de  uma cidade que tem vindo a sofrer um profundo processo de requalificação e reestruturação. “A obra de renovação do Mercado Municipal foi o início de um processo de transfiguração da nossa cidade para novos patamares, com espaço público modernizado, funcional e convidativo”, referiu o edil.  “Hoje, a nossa cidade é esse terreno fecundo, uma cidade sem muros nem ameias. Fruto do maior investimento de sempre em obras de requalificação urbanística, o centro de Famalicão está já praticamente transformado numa nova realidade”, acrescentou.  

 

O  total de investimento previsto para a residência universitária na candidatura é de 2,9 milhões e é apontado o mês de  setembro de 2024 como data de abertura do equipamento.

“Queremos pessoas no espaço público porque só assim fará sentido todo o esforço despendido”. Para  isso, a Câmara Municipal está a “preparar um programa de animação regular para a nossa cidade. Queremos que os famalicenses venham até à sede do concelho para fazerem as suas compras, mas também para se divertirem e fruírem da vida. Queremos tornar o nosso centro num palco ao ar livre”, refere o edil.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...