Quantcast
 
 

“Férias Inclusivas de Natal” apoiam famílias e promovem integração em Famalicão

O Município de Vila Nova de Famalicão vai dinamizar as “Férias Inclusivas de Natal”, um programa dirigido a jovens com necessidades educativas especiais, garantindo uma resposta adequada durante a pausa letiva de 17 a 30 de dezembro. Esta iniciativa pretende apoiar as famílias e proporcionar experiências enriquecedoras adaptadas às especificidades de cada participante.

 

Cerca de 30 crianças e jovens vão integrar o programa, beneficiando de um conjunto diversificado de atividades, como ida ao circo, visita à Aldeia Natal, oficinas de artes, culinária e música, ateliers de olaria e plantas aromáticas, além de momentos dedicados aos desportos sobre rodas e ao padel. Estão ainda previstos ensaios para o tradicional cantar das janeiras.

 
 

O projeto é desenvolvido numa lógica de colaboração entre vários serviços municipais e conta com o acompanhamento da Equipa multidisciplinar da Educação de Famalicão composta por profissionais das áreas da terapia da fala, terapia ocupacional, psicologia, mediação familiar e intervenção educativa. Esta equipa, financiada pelo programa Norte 20/30, Programa intermunicipal de promoção do sucesso escolar, apoia o grupo ao longo de todo o ano letivo a partir do Centro de Recursos Educativos (CRE), em Vale S. Cosme, que, recorde-se, está equipado com salas de intervenção terapêutica, sala snoezelen e sala de integração sensorial.

Município de Famalicão promove nova edição dos Open Days Empresas

 
 

O Município de Vila Nova de Famalicão está a dinamizar uma nova edição dos Open Days Empresas, uma iniciativa que reforça a aproximação entre escolas e tecido empresarial, incentivando os estudantes a explorar diferentes perspetivas para o seu futuro profissional.

Integrados no projeto Valoriza-se – Empregabilidade Jovem, os Open Days oferecem aos alunos a oportunidade de conhecer por dentro diversas empresas famalicenses, bem como os perfis profissionais que contribuem para o crescimento económico do concelho.

 

Nesta edição participam 12 escolas, envolvendo cerca de 1.500 alunos e 70 empresas. As entidades aderentes representam vários setores de atividade, com especial destaque para os clusters estratégicos da economia local: têxtil e vestuário, automóvel, agroalimentar, metalurgia e metalomecânica, e construção.

A iniciativa decorre até abril de 2026, com o propósito de fortalecer a ligação entre o meio escolar e o mundo do trabalho. Pretende, assim, proporcionar aos jovens uma visão mais clara sobre as oportunidades profissionais existentes e sobre as dinâmicas que caracterizam a economia local, uma experiência que tem vindo a gerar resultados muito positivos, motivando muitos jovens a optar por caminhos profissionais inspirados pelas visitas, levando-os posteriormente a realizar estágios nas empresas que conheceram durante os Open Days.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não