Festival do Centeio em Pitões das Júnias

Pitões das Júnias volta a promover mais uma edição do Festival do Centeio. Uma iniciativa agrícola, identitária da região, que reforça os laços da comunidade ao mesmo tempo que relembra usos e costumes de outrora.

 

O festival estreou pela primeira vez em 2019, um ano antes da pandemia, o que impediu que continuasse nos dois anos seguintes.

 
 

Porém, em 2022, entre 12 a 14 de agosto, o festival volta à rustica aldeia de Pitões das Júnias com o mesmo entusiasmo e dinamismo que o marcou em 2019. Há várias atividades programadas, que se iniciam com o Dia da Segada, ou seja, da ceifa do centeio que será seguido com um almoço com as tradicionais sopas da terra.

O Dia 13 consistirá na carrada do centeio colhido no dia anterior para o anfiteatro da escola local e posteriormente a malhada da Messe. Hoje em dia, o equipamento mecânico vai poupando o homem de grandes esforços físicos, mas em virtude de reviver um passado rural, convida-se todos a participarem, com malho na mão, a bater no centeio. A noite será animada, a partir das 21:30, por um Músicos da Terra e por um documentário/curta metragem “A Malhada Em Pitões das Júnias”.

 
 

Dia 14 haverá uma concentração no forno do Povo para a cozedura do pão de centeio, as biscas de carne e de azeite . O festival finalizar-se-á com um concurso de melhor traje e melhor trabalhador nas categorias de Segar (ceifa), Atar, Meroucar, Malhar e Colmar.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...