Formação da Rede Anti Pobreza para técnicos/as povoenses
Nos dias 26 e 27 de Março decorreu uma formação no âmbito da EAPN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza), destinada a técnicos/as, coordenadores/as, diretores/as técnicos/as e dirigentes de entidades particulares de solidariedade social e de entidades públicas.
O Município, enquanto parceiro do Núcleo Distrital de Braga desta Rede, acolheu esta formação, que decorreu na EPAVE e contou com a presença de 14 participantes. Esta ação revestiu-se da maior importância pois forneceu informação acerca das candidaturas disponíveis e das linhas de financiamento a Projetos de Intervenção Social que podem ser postas em prática para contribuir para a resolução de problemas existentes a este nível, no concelho da Póvoa de Lanhoso.
Num momento em que se preparam as primeiras candidaturas ao Portugal 2030 importa que as entidades tenham conhecimentos sólidos sobre a realização das candidaturas, pois foram feitas alterações ao modelo de financiamento, que passa de uma lógica de financiamento estrutural para um modelo de financiamento por projeto.
Objetivos como identificar e compreender as fases do planeamento e de gestão do ciclo de projeto, identificar e aplicar técnicas de diagnóstico de problemas/necessidades, desenhar projetos consistentes, identificar técnicas de prospeção de oportunidades de financiamentos para a organização e compreender as principais regras para desenvolvimento do orçamento de uma candidatura, foram alguns dos temas abordados nesta formação que se revestiu de uma forte componente prática com exemplos fornecidos pelo formador.
Os dados de 2023 apontam para a existência, em Portugal, de 2 mais de milhões de pessoas a viver em situação de pobreza ou exclusão e a territorialização das intervenções irá permitir, com o melhor conhecimento da realidade de cada concelho à qual serão ajustas as ferramentas, um trabalho de ajuda mais assertivo.