Quantcast
 
 

Fuzileiros Portugueses treinam inserção por “Fast Rope” na foz do Rio Tejo

Lisboa, Portugal
Dezembro de 2023

 

Militares do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, no âmbito do Curso de Aperfeiçoamento em Abordagem, em treino de inserção táctica usando a técnica de “fast rope”, a partir de um helicóptero Westland Super Lynx Mk95A (“Super Lince”), 19202, para o convés à ré de um navio patrulha da classe Tejo, o NRP Mondego (P592), na primeira semana de Dezembro de 2023, na foz do Rio Tejo, em Lisboa. O fuzileiro português está aqui armado com uma pistola-metralhadora Heckler & Koch MP5, em calibre 9x19mm Parabellum, e, como arma secundária, com pistola Glock no mesmo calibre (sendo visível o cordão extensível de retenção a unir o punho ao coldre).

 
 

A técnica de descida por “fast rope” (designação curta para “Fast Rope Insertion Extraction System, FRIES”), foi desenvolvida no contexto das Forças Armadas do Reino Unido, com a empresa Marlow Ropes (cujas origens remontam a 1807, fundada por Thomas Burfield), tendo sido aplicada pela primeira vez em combate na Guerra das Falklands, em 1982.

A Marinha Portuguesa conta actualmente com 5 unidades do Westland Super Lynx Mk95. Entraram ao serviço originalmente em 1993, estando a decorrer, desde 2016, a sua modernização (no ciclo de meio de vida) pela Leonardo Helicopters (com novos motores LHTEC CTS800-4N, novos aviónicos, novo guincho de resgate eléctrico, etc), sendo a unidade aqui fotografada uma das que já completou a mesma.

 
 

Foto via Marinha Portuguesa
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...