Quantcast
 
 

Treino Europeu de Carga Táctica em Beja

6 de Julho de 2023
Beja, Portugal

 

No decurso do exercício anual de treino do Programa de Transporte Aéreo Táctico Europeu (ETAP-T), na Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, duas Viatura Tácticas Ligeiras Blindadas (VTLB) 4×4 ​Panhard Ultrav M11 (MX-39-33 e MX-39-23) do Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3) da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), do Exército Português, desembarcam de um Airbus A400M “Atlas” (54-39; c/n 125; 3EAD63) da Força Aérea Alemã (“Luftwaffe”), em modo táctico de “Rapid Air Landing” (RAL), mantendo os seus quatro motores em operação para descolagem rápida, ao final da tarde de 6 de Julho de 2023.

 
 
Foto por Primeiro-Sargento Carlos Manuel Senra Barbosa | FAP

Esta edição do “European Tactical Airlift Programme – Training” (ETAP-T) iniciou-se a 2 de Julho de 2023 e decorrerá até 14 de Julho de 2023, sob a égide do “European Tactical Airlift Centre” (ETAC), a partir da Base Aérea N.º 11 de Beja com a participação e organização local da Força Aérea Portuguesa (FAP), com a participação do Exército Português e com representantes da Alemanha, Espanha, Itália, República Checa e Roménia. O exercício de treino compreende, entre outros procedimentos, a largada de paraquedistas, a largada de carga aérea e a projecção táctica de viaturas, cobrindo diferentes pistas e heliportos de Norte a Sul de Portugal.

A VTLB 4×4 ​Ultrav M11, produzida pelo fabricante francês Panhard, tem um massa de 3,53 toneladas, um comprimento de 4 metros, uma largura de 2 metros e uma altura de 2,14 metros. É capaz de um velocidade máxima de 90 km/h, e conta com uma guarnição de 2+1 elementos. Pode ser armada uma metralhadora pesada Browning M2 em calibre 12,7 mm e com um posto de tiro de lança-míssil guiado anti-carro MILAN. Está ao serviço do Exército Português desde 1981.

 
 

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...