Guimarães lança brinquedo inovador que desperta a criatividade das crianças
Até ao final deste ano todas as crianças do 4º ano do concelho de Guimarães receberão o brinquedo “Moving Kids”, um projeto que surge no âmbito da atuação do ProChild CoLAB no Município de Guimarães como Território de Aprendizagem e da sua participação ativa no Projeto Educativo e Cidade de Educação. Dirige-se a todas as crianças do 4º ano no ensino escolar público do Município de Guimarães que se estimam em aproximadamente 2000 no ano letivo de 2021/2022.
Associado a outros projetos em curso, no âmbito do projeto educativo para Guimarães, o Município dá resposta a um novo desafio. “Ao projeto educativo que já temos definido com programas como Reconhecer Guimarães, Pergunta ao Tempo, Lições Iluminadas ou A Escola de Pernas para o Ar, associamos agora este novo projeto no combate à pobreza e exclusão social, promovendo a integração de todas as crianças para construírem o seu próprio território de uma forma divertida e num projeto inédito que visa estimular a criatividade das nossas crianças”, salientou a vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto.
O brinquedo Moving Kids integra um conjunto de cartões destacáveis que permite a construção de elementos cénicos e de veículos que complementam os cenários, que permitem às crianças imaginar, projetar e construir uma maquete de um lugar de brincar para todos, que potencia a inclusão e, simultaneamente o movimento, a exploração e a utilização de veículos de suporte à brincadeira. Entre os componentes disponibilizados no brinquedo encontra-se um livro com três histórias inéditas e originais do escritor infantojuvenil Pedro Seromenho, cenários recriados de espaços públicos e materiais de uso corrente que permitem construir o seu próprio brinquedo.
Em representação da Science4you, promotora inicial deste brinquedo, Manuel Sande e Castro destacou o objetico de “fazer algo diferente e especial” e aponta que o resultado desta aposta é “um projeto diferenciador, com mais valias para todos, e torna o processo de aprendizagem divertido”. A Science4you foi fundada por Miguel Pina Martins, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa (FCUL), de índole 100% portuguesa, tem como objetivo e atividade desenvolver, produzir e comercializar brinquedos educativos e científicos, que melhorem os níveis de educação na sociedade e que permitam às crianças aprender enquanto brincam.
Manuel Sarmento, em representação do Prochild CoLab, destacou a importância de brincar e realçou a singularidade deste brinquedo com um forte “desenvolvimento científico” e centrado no bem-estar da criança e no seu estímulo á participação. Assim, vai ao encontro da estratégia nacional do Prochild no combate à pobreza e à exclusão social na infância enquadrada numa abordagem científica transdisciplinar, vinculando académicos e profissionais no terreno, e contribuindo ativamente para políticas públicas baseadas em evidência científica.
Pedro Seromenho evidenciou a “experiência piloto” em Guimarães ao despertar as crianças para o processo de construção. “Existe um livro com três narrativas diferentes, onde as crianças podem reinventar histórias, conhecerem o seu território e até tornarem-se mais vigilantes. O importante é aprender, brincando e podem construir um mundo na perspetiva de cada criança”, salientou o escritor e ilustrador.
O Brinquedo Moving Kids surge como uma oportunidade única que permite às crianças pensar e imaginar como gostariam de ver espaços por estruturar da sua cidade e transformados em percursos que lhes permitam imaginar e criar atividades realizadas ao ar livre (correr, andar de bicicleta, patins, skate, triciclo ou outras).