Quantcast
 
 

Hospital de Braga dinamiza as 1.ª Jornadas de Segurança do Doente

O Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia do Hospital de Braga, através do Gabinete de Gestão do Risco, organiza, pela primeira vez, as Jornadas de Segurança do Doente, no próximo dia 21 de setembro. O evento está programado para reunir profissionais de saúde de destaque e especialistas da área, nos auditórios do Hospital, e conta com cerca de 250 participantes.

 

A primeira edição das Jornadas de Segurança do Doente explora os desafios e as melhores práticas relacionadas com a interação entre os utentes e os profissionais de saúde, como forma de fortalecer a colaboração e a comunicação eficaz, para garantir cuidados de saúde mais seguros.

 
 

Em perspetiva de prevenção, o evento destaca a importância de informar o doente de como se desenrolam determinados procedimentos básicos, na prestação de cuidados, e os cuidados a adotar, tornando-o um elemento ativo na prevenção de eventos adversos.

Carla Pereira, Chefe da Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), apresentará o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes da DGS, um documento elaborado para suportar aspetos da operacionalização do plano, que garante uma execução uniforme a nível nacional, até 2026. O evento contará, também, com a presença de Luís Basto, da Ordem dos Médicos, Eva Salgado, da Ordem dos Enfermeiros, e Hélder Filipe, da Ordem dos Farmacêuticos, para abordar o tema na perspetiva dos profissionais.

 
 

“Estamos entusiasmados por estrear este formato de discussão essencial. A segurança e a literacia do doente são uma prioridade máxima, pelo que esperamos contribuir para mudanças significativas nos cuidados prestados, de hoje em diante”, refere Paula Vaz Marques, Diretora Clínica do Hospital de Braga.

O evento é gratuito, mas carece de uma inscrição prévia.

 

Segurança do Doente na prática

Vários profissionais das áreas da enfermagem, farmácia, cardiologia, Bloco Operatório e da PPCIRA, estarão na ágora do Hospital de Braga, para sensibilizar os utentes, e abordar questões básicas, mas fundamentais, para o aumento do seu conhecimento, no que toca à contribuição para um cenário seguro, durante os tratamentos recebidos.

 

O Hospital de Braga disponibiliza, ao longo do dia, alguns recursos e dinâmicas para aumentar a literacia em saúde nos utentes, de forma a rentabilizar a sua participação na procura da segurança, em futuras situações.

Iluminação de edifícios da cidade

 

O Hospital de Braga assinala, no próximo dia 17 de setembro, a partir das 21 horas, o Dia Mundial da Segurança do Doente, com a iluminação da Sé de Braga, um edifício emblemático da cidade com tons de laranja, numa ação que realça o compromisso do Hospital com a segurança e o cuidado dos utentes da região. A ação surge do desafio da Organização Mundial de Saúde para, neste dia, iluminar um monumento da cidade em cor de laranja. A iniciativa conta com o apoio da Sé de Braga e da Braga Eventos.

Programa

9h30 | Abertura oficial

João Porfírio Oliveira – Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga

Sílvia Oliveira – Coordenadora do Gabinete de Gestão do Risco

10h | DGS – PNSD 2021-2026 – Introdução deste tema no PNSD – a sua importância

Carla Pereira, Chefe de Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade / Departamento da Qualidade na Saúde

10h30 | Perceção do doente acerca do seu envolvimento na segurança dos seus cuidados de saúde –

Carolina Pereira, Gabinete Gestão do Risco – Hospital de Braga

Moderadora – Silvia Oliveira

11h | Coffee break

11h30 | A perspetiva dos profissionais

Ordem dos Médicos – Luís Basto, Representante Distrital da Ordem dos Médicos

Ordem dos Enfermeiros – Eva Salgado, Representante da Secção Regional do Norte

Ordem dos Farmacêuticos – Hélder Mota Filipe, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos

Moderador – Paulo Gouveia, Gabinete Gestão do Risco – Hospital de Braga

12h30 | Quizz show

13h00 | Almoço

14h30 | Partilha de Boas práticas

Introdução – Cristina Vaz Almeida – Presidente da Sociedade Portuguesa para a Literacia em Saúde

Centro Hospital Lisboa Central – Catarina Mendes, Gabinete de Segurança do Doente do CHLC

Centro Hospitalar Tondela Viseu – Catarina Amaral – Enf. Gestora do CHTV

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – Elisabete Pereira – Gabinete de Gestão do Risco CHTS

Moderador – Eduardo Macedo, Gabinete Gestão do Risco – Hospital de Braga

16h | Apresentação de Pósteres e comunicações

17h | Encerramento

Comentários

comentários

Você pode gostar...