Quantcast
 
 

Hospital de Guimarães pioneiro no Minho em projeto inovador na área da Pneumologia

O Serviço de Pneumologia do Hospital Senhora da Oliveira- Guimarães, no âmbito do programa EDP Solidária 2019, desenvolveu o projeto “Ecoendoscopia brônquica- exame inovador na abordagem de doentes respiratórios no HSO“ o objetivo de responder ás solicitações deste Hospital e da sua área de referência, assim como para outras unidades hospitalares fora da sua área de influência. 

 
Guimaraes

Este projeto foi implementado durante o ano de 2020, respondendo às necessidades dos utentes do Hospital Senhora da Oliveira, mas que se encontra atualmente em condições de receber, igualmente, utentes de fora da sua área de influência, tendo sido já realizados exames a doentes do Hospital de Braga e do CHVN Gaia-Espinho, uma vez que este é exame é cada vez mais solicitado na Saúde. 

 
 

A ecoendoscopia brônquica, endobronchial ultrasound (EBUS) na literatura anglo-saxonica, é uma técnica que permite adquirir imagens e informações cruciais para alem do lúmen e mucosa da arvore traqueobrônquica, permitindo a avaliação de estruturas extraluminais – intramurais, paratraqueais, parabronquicas e mediastínicas – com melhor detalhe comparativamente a outros métodos de imagem, nomeadamente a tomografia axial computorizada (TAC) convencional. 

 Representa um dos avanços tecnológicos e técnicos mais importantes na área da broncologia nos últimos anos, e existe evidência cientifica substancial que confirma a sua eficácia em várias situações clinicas. 

 
 

Para alem de providenciar informações da parede das vias aéreas e estruturas circundantes, possibilita a obtenção de amostras histológicas de lesões pulmonares centrais ou periféricas sob controlo ecográfico, com potencial para melhorar a rentabilidade diagnóstica e otimizar o tratamento do doente. 

A sua implementação célere foi possível por haver um trabalho em equipa multidisciplinar, com entusiasmo de todas as partes, nomeadamente; Serviços de Anestesiologia e Anatomia Patológica, envolvidos na realização da ecoendoscopia brônquica.  

 

Foram efetuados até ao momento 153 exames e na avaliação dos dados deste período inicial, apresentamos uma rentabilidade técnica de 100% e uma rentabilidade diagnóstica de 82%.  

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...