IADE e IPCA lançam Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais
O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia prepara-se para dar início ao ano letivo 2022/2023 com um projeto inovador de Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais, pioneiro em Portugal, desenvolvido em associação com a Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave.
Com a duração de oito semestres, este Doutoramento está estruturado em sessões intensivas, concentradas temporalmente, e um programa curricular com uma forte base sobre jogos digitais, tecnologias emergentes, media interativa e unidades curriculares opcionais que vão desde o design do som e da interação criativa, às áreas da inteligência artificial avançada, computação gráfica e realidade aumentada, dando ao estudante a possibilidade de traçar o seu próprio rumo formativo.
Dirigido a profissionais e estudantes, detentores do grau de Mestrado ou equivalente, que pretendam progredir nas suas carreiras profissionais, o Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais pretende envolver os alunos num ambiente imersivo de investigação, através da associação aos centros de investigação das duas instituições, a UNIDCOM/IADE e o 2Ai/IPCA.
Os jogos digitais têm vindo a assumir um papel que transcende os aspetos lúdicos e de entretenimento, tendo conquistado uma relevância crescente na sociedade. São muitas e variadas as soluções baseadas em jogos digitais que, nos dias de hoje, se tornaram ferramentas de trabalho fundamentais na simulação e previsão de resultados, utilizadas em áreas tão distintas como a economia, a proteção ambiental e a saúde. A grande evolução na utilização de Inteligência Artificial nos jogos digitais transformou-os em sistemas de simulação complexos, ideais para a análise estratégica ao nível dos ecossistemas ambientais, financeiros e mesmo políticos. Ao mesmo tempo, a constante busca por gráficos ultrarrealistas tem estado a expandir cada vez mais os horizontes da Computação Gráfica.
A criação deste novo Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais vem reforçar o caminho inovador que o IADE tem vindo a percorrer e o investimento que tem feito em áreas fundamentais, que já deram provas de serem essenciais para a construção dos profissionais do futuro. Este programa promove a investigação científica aplicada, seja através do uso dos jogos como ferramenta para a resolução de problemas do mundo real, seja através da inovação no Design ou do desenvolvimento de novas tecnologias e processos para a indústria criativa. Foi desenhado para ser uma opção para estudantes que procuram adquirir as competências necessárias às profissões do futuro na área das novas tecnologias das ciências informáticas, nomeadamente nas áreas da inteligência artificial, da computação gráfica, da realidade virtual e aumentada, dos jogos digitais e na investigação de soluções científicas de base tecnológica, permitindo-lhes aceder a uma carreira nacional e internacional.
Para o diretor do IADE, Carlos Rosa, “a nova oferta curricular do IADE está em sintonia com o nosso propósito: preparar os estudantes para serem, não apenas futuros profissionais e líderes, mas cidadãos do mundo. Porque vivemos numa era em que a tecnologia reina e quem não a domina começa a ficar para trás, queremos que os nossos estudantes tenham todas as ferramentas possíveis para desafiar os conceitos tradicionais e a si próprios, para acreditarem em si, tornando-se nos melhores entre os melhores, na vida pessoal e profissional”.
Para o diretor da EST do IPCA, Vítor Carvalho, “o curso de Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais permite completar o pipeline de conhecimento graduado em Portugal na área dos Jogos Digitais que a EST iniciou em 2009. Este novo curso tirará partido das recentes técnicas de gamificação promovidas no Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (2Ai) da EST e contribuirá para minimizar a elevada lacuna de profissionais altamente capacitados na área, bem como potenciar o desenvolvimento de um cluster da indústria dos Jogos Digitais em Portugal na prossecução de criação de produtos de elevado valor acrescentado”.
Referência no ensino superior em Portugal, principalmente na área do Design, a Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia oferece um espaço que procura ser um laboratório de criatividade, talento e liderança, e que permite aos seus estudantes testarem-se, conhecerem-se e evoluírem, na construção de futuros líderes do mundo.