Quantcast
 
 

Implementação do Programa de Promoção de Competências Linguísticas em Terras de Bouro

A Equipa de Apoio ao Aluno e à Família do projecto Ter + Sucesso em Terras de Bouro, reconhecendo a importância do desenvolvimento linguístico como um dos preditores do sucesso escolar, está a implementar um Programa de Promoção de Competências Linguísticas e Fonológicas para os alunos de 5 anos que frequentam o Ensino Pré-escolar e o 1º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. Este programa tem, como objectivo primordial, estimular as competências linguísticas da criança em idade pré-escolar e escolar, bem como, alertar pais, educadores, professores e cuidadores para a importância de um encaminhamento precoce para a intervenção de Terapia da Fala quando se verificam dificuldades linguísticas.

 
Escola

O programa engloba a aplicação de um pré-teste que irá avaliar o nível linguístico das crianças e, após a sua implementação, será aplicado um pós-teste que permitirá aferir o desenvolvimento de competências e evolução das crianças.

 
 

No que diz respeito ao ensino pré-escolar, serão desenvolvidas 8 sessões de estimulação das diferentes áreas da linguagem – Semântica, Morfo-Sintaxe, Fonologia e Pragmática e dadas orientações aos professores para a continuação das atividades.

O programa do 1º ano direcciona-se para a área linguística de maior importância no que respeita à aquisição das competências de Leitura e Escrita, a Consciência Fonológica. Após a realização do pré-teste serão realizadas 12 sessões de estimulação dos vários níveis da Consciência Fonológica (Silábica e Fonémica) e dadas orientações aos professores titulares de turma para continuação das atividades.

 
 

A equipa pretende com esta intervenção que os alunos sejam preparados para atingirem o sucesso escolar, nomeadamente, na aquisição das competências de Leitura e Escrita tornando a aprendizagem num momento agradável e estimulante.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não