Quantcast
 
 

“KOALA” na Serra da Freita em exercícios de montanhismo

Helicóptero Agusta Westland AW119 Mk II “KOALA”, matrícula 29701, afecto à Esquadra 552, “Zangões”, da Força Aérea Portuguesa (FAP), no desenrolar das actividades formativas de Técnicas de Transposição de Obstáculos (em contexto de montanhismo), na Serra da Freita, em Arouca, Portugal. Estas actividades decorreram no âmbito dos diversos Exercícios Finais (EXFIN) da Academia da Força Aérea (AFA), que tiveram lugar ao longo de 4 dias, de 17 a 21 de Julho de 2023, na Serra da Freita e no Aeródromo de Manobra n.° 1 (AM1), em Maceda, Ovar. A Serra da Freita, distando cerca de 30 km do AM1, fica no extremo sudeste do concelho de Arouca, em Portugal, parte do maciço da Gralheira, tendo uma altitude máxima de 1 100 metros.

 
Foto via Academia da Força Aérea (AFA)

Ao serviço da FAP desde 2018, o “Koala” tem capacidade para transportar até 7 passageiros, além do piloto, estando vocacionado para missões de vigilância e reconhecimento, busca e salvamento e evacuação sanitária. Tem um peso máximo à descolagem de 2,85 toneladas (1,84 toneladas em vazio), com um comprimento de 12,98 metros e uma altura de 3,56 metros. Propulsionado por um motor PT6B-37A P&WC de 1002 HP, consegue alcançar uma velocidade máxima de 267 km/h e tem um alcance de 990 km com um tecto de altitude máxima de 6096 metros.

 
 

A FAP conta actualmente com 5 unidades deste helicóptero, afectos à Esquadra 552, “Zangões”, actualmente, e desde 12 Janeiro de 2021, sob o comando do Major Piloto Aviador João Pedro Inês. Tem por missão, estacionados na Base Aérea n.º 11 (BA11), em Beja, mas garantindo um destacamento permanente no Aeródromo de Manobra n.º1 (AM1), em Ovar, para Busca e Salvamento (SAR) e Evacuações Médicas (MEDEVAC), executar operações de transporte aéreo, apoio táctico e geral e ministrar instrução básica e avançada de helicópteros.


Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...