Quantcast
 
 

Lagar de Azeite de Vilarchão revive tradição da moagem da azeitona

Lagar de Azeite de Vilarchão revive tradição da moagem da azeitona Com o objetivo de valorizar o património, Vieira do Minho recuperou, no sábado, dia 09 de dezembro, no Lagar de Azeite de Vilarchão, a antiga tradição secular da apanha e moagem da azeitona.

 

A atividade promovida pelo Município de Vieira do Minho, integrada no Programa Sentir Vieira foi realizada em colaboração com a Junta da União de Freguesias de Anjos e Vilarchão e contou ainda com o envolvimento da comunidade local.

 
 

Com mais de 300 anos, o Lagar de Azeite de Vilarchão era um engenho comunitário. Atualmente, pertence à Junta de Freguesia e conserva ainda toda a sua maquinaria original, o que permite produzir azeite através do método tradicional, em que a água é utilizada como força motriz, isto é, à imagem daquilo que antigamente era prática corrente.

Para além da moagem da azeitona, houve ainda tempo para uma caminhada pela aldeia e ainda animação musical, com os cantares típicos, e as tradicionais chegas de bois.

 
 

O presidente do Município de Vieira do Minho, António Cardoso, esteve presente na iniciativa que encerra o ciclo de atividades anuais do Programa Sentir Vieira. António Cardoso considerou que atividade “foi um êxito, das mais participadas de sempre e que nem a chuva afastou os visitantes desta iniciativa”. Com a realização desta atividade, o Município pretende a promoção e valorização desta atividade agrícola bem como do património que lhe está associado.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...