Quantcast
 
 

As receitas internacionais mais pesquisadas por portugueses em 2023

Brownies, quiches, panquecas americanas… quando o assunto é gastronomia, tudo indica que 2023 vem sendo o ano das comidas internacionais, que têm caído no gosto dos portugueses, se tornado presença constante em nossas refeições e gerado milhares de buscas online em torno de suas formas de preparo. Você duvida? 

 

Pois é o que acaba de concluir o novo levantamento da Preply, que não só constatou o quanto adoramos a culinária estrangeira como traz, a seguir, o panorama inédito das receitas de outras culturas que mais motivaram pesquisas na internet ao longo do ano. E a plataforma de idiomas já adianta: dentre as delícias de diversos países, o grande destaque vai para os pratos italianos, cuja variedade de massas (lasanha, carbonara, tiramisu) motivaram centenas de milhares de pesquisas entre os internautas desde janeiro. 

 
 

As receitas mais buscadas, de toda forma, estão longe de se restringir aos pratos importados da Itália, que dividem espaço com drinks famosos na América Latina, sobremesas norte-americanas e, ainda, um docinho brasileiro bastante especial: o brigadeiro. Que tal conferir o ranking abaixo e inspirar-se para as preparações culinárias deste fim de ano? 

Das massas a sobremesas, receitas italianas conquistam o paladar dos portugueses 

 
 

Conforme revela a análise da Preply, as três receitas internacionais mais queridas em Portugal têm não apenas ingredientes, mas origens culturais bastante parecidas: são todos pratos de procedência italiana, que se dividem entre doces e massas populares que deixam qualquer um com água na boca.

A esta altura, aliás, já não parece novidade dizer que o molho carbonara (do italiano “carbone”, ou “carvão”), um prato tão conhecido por nossa população, também esteja no topo das receitas favoritas dos portugueses ao longo do ano, dada sua ampla aceitação global ao longo do tempo. Isso porque, assim como noutros países, estamos a falar de um clássico em restaurantes diversos em Portugal, que inovam ao apresentar versões alternativas do delicioso molho de ovos e queijo. 

 

Uma relação parecida entre os portugueses também parece aplicar-se às receitas de tiramisu, outro ícone italiano a compor o pódio dos mais buscados e aquele cujo nome significa, literalmente, “levanta-me” ou “puxa-me para cima” — uma referência à energia revigorante dada a quem o experimenta. 

Favorito no país graças à combinação única de texturas e sabores, o doce, que une o sabor dos biscoitos champagne com café, um creme à base de queijo mascarpone, ovos e açúcar,  pode ser encontrado tanto na forma mais conhecida como em variações “à moda portuguesa”: brioches no lugar dos biscoitos, chocolates substituindo o café e até mesmo opções recheadas com frutas frescas. Qual delas é a sua preferida? 

 

Cookies, brownies, waffles: quem resiste aos doces americanos? 

Apesar das delícias italianas liderarem as pesquisas ao longo do ano, o ranking das receitas internacionais revela algo interessante: os portugueses rendem-se especialmente às preparações dos norte-americanos quando se trata de doces. Durante todo o ano, esses alimentos marcaram presença em milhares de pesquisas na internet em todas as regiões, mais especificamente quatro delas: os brownies, cookies, waffles e, claro, as amadas panquecas. 

 

De um modo geral, estamos a falar de verdadeiros símbolos da cultura estadunidense, normalmente consumidos por seus habitantes nos cafés da manhã e lanches ao longo do dia. Para algumas dessas delícias, aliás, existem inclusive datas comemorativas no exterior: é o caso do Dia do Waffle, celebrado em 25 de março por seus apreciadores mais apaixonados. 

Já em Portugal, não surpreende que a nossa criatividade tão típica venha, ano após ano, resultando em variações bastante peculiares das receitas tradicionais, que ganham toques únicos tão logo chegam às vitrines de nossas lanchonetes. Um ótimo exemplo são os donuts gourmetizados que comercializamos por cá, que, diferentemente da versão dos Estados Unidos, inovam ao conter coberturas de tarte de maçã, glacê de caramelo e até mesmo raspas de limão… e deixam tudo ainda mais irresistível ao paladar.

A propósito, por falar neles, você sabe o que significa a palavra em inglês “donut”? Embora a origem do termo seja um pouco incerta, a plataforma especialista em línguas explica que, na verdade, trata-se de uma variável da expressão “doughnut”, que poderia ser traduzida no português como “rosca frita” — o que, convenhamos, explica a similaridade entre a receita gringa e as tradicionais rosquinhas que já conhecemos. 

Entre mojitos e margaritas: drinks latino-americanos nos bares de Portugal 

Além dos pratos deliciosos de diferentes origens, entre as receitas internacionais mais buscadas ao longo do ano, a plataforma Preply identificou um interesse especial por parte dos nossos internautas: os coquetéis refrescantes, que certamente deram um toque a mais em muitos jantares nos últimos meses

Desses drinks, o que mais se destacou nas pesquisas da população foi justamente o Mojito, um velho conhecido dos frequentadores de festas e que, por esse motivo, pode até não ser visto pelos consumidores como algo “importado” à primeira vista. O que muitas pessoas não fazem ideia é que, na verdade, o coquetel à base de rum é nada mais, nada menos que um clássico cubano de mais de 100 anos, contando com um nome que faz alusão à palavra “mojo”, que significa “encanto” ou “feitiço” no folclore das culturas afro-americanas. 

Outra bebida que também já não é novidade para ninguém é a mexicana Margarita (ou “margarida”, em tradução do latim), bastante comum nas noites portuguesas e, como mostram as buscas por sua receita, também nas casas dos consumidores.

Feita à base de tequila, suco de limão e licor de laranja, a iguaria tem sido tão apreciada fora do México que foi eleita um clássico contemporâneo pela Associação Internacional de Bartenders, além de figurar no quarto lugar do ranking das mais consumidas em bares de todo o planeta segundo a Drinks International.

O Dia da Margarita, aliás, celebrado em 22 de fevereiro, evidencia ainda mais o sucesso do coquetel, cuja origem exata pode até ser um mistério — mas que continua a encantar os paladares dentro e fora de Portugal todos os anos. 

“Explorar os diversos sabores do mundo não é apenas uma aventura culinária, mas uma viagem incrível ao coração da cultura” comenta Sylvia Johnson, líder de Metodologia da Preply. “Degustar pratos de diferentes países abre uma porta para a compreensão das histórias, tradições e histórias entrelaçadas em cada ingrediente. A curiosidade pela culinária global não apenas estimula as papilas gustativas, mas também a apreciação genuína pela riqueza cultural.” 

Metodologia

Para desvendar as receitas internacionais mais buscadas em 2023, a pesquisa da Preply teve como ponto de partida os termos em ascensão relacionados ao tema na ferramenta Keyword Tool, cujo período de análise abarcou pesquisas realizadas entre janeiro e outubro deste ano nos mecanismos de buscas (intervalo mais recente disponibilizado). 

Compreendidos os alimentos e bebidas de maior relevância, uma segunda análise girou em torno da quantidade total de buscas de cada receita no período — o que possibilitou a criação de um ranking com base no comportamento digital dos portugueses nos últimos meses. 

Sobre a Preply 

A Preply é uma plataforma online de aprendizagem de idiomas que conecta professores a centenas de milhares de alunos em 180 países em todo o mundo. Atualmente, mais de 40.000 tutores ensinam mais de 50 idiomas, impulsionados por um algoritmo de aprendizado de máquina que recomenda os melhores professores para cada aluno. Fundada nos Estados Unidos, em 2012, por três fundadores ucranianos, Kirill Bigai, Serge Lukyanov e Dmytro Voloshyn, a Preply cresceu de uma equipe de três pessoas para uma empresa com mais de 600 funcionários de 62 nacionalidades diferentes, com escritórios em Barcelona, Nova York e Kiev. 

Comentários

comentários

Você pode gostar...