Legislativas 2022: Bloco preocupado com seca no distrito de Braga

A candidatura do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Braga às próximas eleições legislativas reuniu esta quarta-feira com a Águas do Norte para conhecer as respostas da empresa pública à seca meteorológica que assola parte do distrito.

 
be

Os deputados e candidatos, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, mostraram-se preocupados com o agravamento da seca e a escassez de água nas albufeiras e ouviram da Águas do Norte que o abastecimento às populações está ao momento garantido, mas a situação pode piorar caso não chova nas próximas semanas.

 
 

A empresa disse estar em contacto permanente com a Agência Portuguesa do Ambiente para que numa situação de emergência a água das albufeiras seja direcionada apenas para consumo humano, em detrimento de outros usos como rega e lazer.

Para José Maria Cardoso, “os episódios de seca cada vez mais frequentes e intensos confirmam o que a ciência nos vem dizendo sobre o clima. É por isso que negar a emergência climática como fazem partidos de direita é uma absoluta irresponsabilidade e um total desrespeito por quem depende da agricultura e da floresta neste país”.

 
 

“O combate à crise climática é uma urgência que passa por reduzir rapidamente emissões e adaptar o território através de uma transição ecológica agroflorestal e da redução do eucaliptal para melhorarmos a regulação do ciclo da água”, defende o deputado.

“Precisamos também de aplicar medidas para melhorar a eficiência do uso da água na agricultura, apoiando os agricultores”, acrescenta.

 

O programa do Bloco de Esquerda às próximas eleições legislativas tem na resposta à crise climática uma das suas prioridades.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...