Legislativas 2022: Membros das mesas de voto e funcionários das juntas vacinados no sábado
Os membros das cerca de 16.400 mesas de voto para as eleições legislativas e os funcionários das juntas de freguesia serão vacinados com a dose de reforço contra a covid-19 no sábado, anunciou hoje o Governo.
A informação foi confirmada esta quinta-feira pelo Ministério da Saúde, que esclarece que esse dia será dedicado à vacinação daquele “universo”. A convocatória será feita por SMS, através de agendamento central.
Vão estar também disponíveis senhas digitais para as pessoas elegíveis que não recebam a mensagem, mediante a apresentação de um documento que comprove as funções em causa.
“Esta é uma decisão que está a ser operacionalizada pelo Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde, com o apoio da Administração Eleitoral”, refere o Governo.
A Administração Eleitoral encontra-se a recolher informações juntos das diferentes Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia para recolher a identificação dos membros das mesas de voto e funcionários das Juntas de Freguesia que prestam apoio ao ato eleitoral.
De acordo com o Governo, está previsto um total de 16.427 mesas de voto para estas eleições legislativas, das quais 2.606 no dia do voto antecipado em mobilidade, a 23 de janeiro de 2022.
A convocatória não terá carácter de obrigatoriedade, uma vez que a vacinação não pode ser imposta.