Legislativas 2022: PSD “acusa” PS de causar o caos nas acessibilidades do distrito de Braga
A falta de investimento público com que o governo PS deixou o País nos últimos seis anos está a provocar uma situação caótica ao nível das infraestruturas, com impacto particularmente agravado nos acessos a áreas industriais e de expansão empresarial.
O problema tem estado em particular destaque nas reuniões com autarcas locais que a candidatura do PSD às eleições legislativas está a promover em diferentes concelhos no distrito de Braga.
Liderada por André Coelho Lima, a comitiva social-democrata reuniu com os diversos representantes das populações nos concelhos de Braga, Vila Nova de Famalicão e Barcelos, num périplo que hoje se estende igualmente a Vila Verde e Celorico de Basto, numa manifestação clara de valorização de todo o território.
Em causa estão acessibilidades de importância capital para potenciar ainda mais a grande capacidade produtiva do distrito, onde se encontram os concelhos mais exportadores do país.
Reclamadas pelos autarcas estão requalificações de estradas nacionais e novos acessos, como a prometida duplicação de vias na EN14 que continua por concluir, o muito reclamado nó em Lama/Oliveira (Barcelos), assim como ligações secundárias. Em causa estão ainda necessidades de ligações em Celorico de Basto e variantes com acessos a parques industriais em Oleiros e Gême no concelho de Vila Verde.
“O governo PS bloqueou. Cansou-se e esgotou-se. Incompreensivelmente, votou ao abandono este distrito. Numa altura em que devíamos estar a investir fortemente na acessibilidade digital, para garantir melhores condições de competitividade no contexto europeu e global, o país sofre ainda de fortes carências de infraestruturas básicas, tanto a nível rodoviário como ferroviário, onde este governo socialista continua a repetir sucessivamente promessas não cumpridas”, lamentou Coelho Lima.
Crescimento económico para aumentar orçamento
Conforme denunciaram os autarcas, são inúmeras as estradas “absolutamente indignas, sem condições mínimas para circulação de automóveis ligeiros, quanto mais para o trânsito de pesados”. A situação gera “um impacto brutal nos moradores e populações locais”.
Em sessões onde participaram os presidentes de Câmara de Braga, Famalicão e Barcelos, assim como os candidatos locais a deputados, a comitiva social-democrata reiterou o compromisso do PSD em executar, “com maior celeridade”, o Programa Nacional de Investimentos 20-30 (PNI), aproveitando os reforçados fundos europeus.
André Coelho Lima explicou a aposta de Rui Rio no crescimento económico. “A estratégia é dar prioridade ao crescimento económico, como meio para reforçar o orçamento nacional. As novas receitas serão, uma parte, para reduzir a carga fiscal e, outra parte, para garantir investimento público”, precisou o líder da candidatura do PSD no distrito de Braga.
Por outro lado, Coelho Lima destacou a necessidade impor uma gestão de rigor e transparência, para promover bom serviço público. “Isso só é possível com Rui Rio a primeiro-ministro”, conclui o deputado e vice-presidente do PSD.