Leopard Português em exercício táctico em Santa Margarida
Santa Margarida, Constância, Santarém, Portugal
13 a 18 de Dezembro de 2023
Leopard 2A6 do Grupo de Carros de Combate (GCC) da Brigada Mecanizada do Exército de Portugal, em manobra no Campo Militar de Santa Margarida (Constância, Santarém), no decurso do Exercício Táctico de Carros de Combate do Tirocínio para Oficial de Cavalaria 2023/2024 e do Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Terrestres – Cavalaria 2022/2024, de 13 a 18 de Dezembro de 2023.
O exercício táctico do Tirocínio (i.e., componentes iniciais de instrução, formação e treino) para Oficial de Cavalaria permitiu colocar em prática o desempenho das funções de Comandantes de Secção e de Pelotão de Carros de Combate. Um pelotão é composto por 4 carros de combate (divididos em duas secções, com 2 carros de combate cada).
O Leopard 2A6 é um carro de combate de fabrico alemão (pela Krauss-Maffei-Wegmann), com uma massa de 60 toneladas, capaz de uma velocidade máxima de 68 Km/h, equipado com uma peça Rheinmetall de 120 mm L/55, estando dotado de blindagem de terceira geração com materiais compósitos, sendo operado por 4 elementos (comandante, condutor, artilheiro e municiador). O Exército Português tem, desde 2009, carros de combate Leopard 2A6 afectos à Brigada Mecanizada (BrigMec), sediada em Santa Margarida, comandada actualmente, e desde 8 Janeiro de 2024, pelo Brigadeiro-General Luís Afonso Calmeiro (que sucede ao Brigadeiro-General Rebouta Macedo).
Foram adquiridas, à Holanda, 37 unidades (mais 2 unidades adicionais, uma adaptada para a instrução de condução e outra como parte de “spares”), transferidas entre Outubro de 2008 e Dezembro de 2009. O Governo de Portugal decidiu em Janeiro 2023 preparar e enviar 3 carros de combate Leopard 2A6 do Exército Português para uso pelas Forças Armadas da Ucrânia. As 3 unidades foram entregues em tal Teatro de Operações em finais de Março de 2023, a par de 18 outras unidades cedidas pelo Governo da Alemanha – num total de 21 carros de combate 2A6.
Pela distintiva disposição dos suportes dos lançadores de granadas de fumo, em linha com a configuração original Holandesa, com a plataforma colocada na base da lateral da torre (e os lançadores agrupados de forma dupla) – diversa da configuração alemã, com a plataforma em posição central (e os lançadores distribuídos linearmente), têm sido profusamente referenciados em contexto de combate no Teatro de Operações da Ucrânia – afectos à 47.ª Brigada Mecanizada Independente “Magura” (“47-ма окрема механізована бригада”, “Ма́ґура”, 47 ОМБр) das Forças Armadas da Ucrânia.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”