Líderes dos Países Vizinhos vão a Kiev

Primeiro-ministros e vice-primeiro-ministros de Polónia, República Checa e Eslovénia vão a Kiev. Capital ucraniana em recolher obrigatório por 35 horas.

 

Os primeiros-ministros da República Checa, Polónia e Eslovénia viajam para Kiev esta terça-feira para se reunirem com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Os três líderes viajam como representantes do Conselho Europeu. Isto quando Kiev está sob bombardeamentos.

 
 
Pessoas olham para o exterior de um bloco residencial danificado atingido por um ataque de míssil de manhã cedo em 25 de fevereiro de 2022 em Kiev, Ucrânia | Chris McGrath—Getty Images

Petr Fiala revela ainda que a visita foi organizada em conjunto com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“O objetivo da visita é expressar o apoio inequívoco da União Europeia à liberdade e independência da Ucrânia”, acrescenta o responsável na rede social.

 
 

O primeiro-ministro checo adianta ainda que os três líderes irão levar consigo “um amplo pacote de apoio à Ucrânia e aos seus cidadãos”.

“A comunidade internacional também foi informada desta visita pelas organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas”, refere ainda no Twitter.

 

O primeiro-ministro polaco Mateusz Morawiecki disse no Facebook que a viagem ocorreu no 20º dia da “agressão criminosa contra a Ucrânia” do presidente russo Vladimir Putin.

“Em tempos tão revolucionários para o mundo, é nosso dever estar onde a história é forjada. Porque não se trata de nós, mas do futuro de nossos filhos que merecem viver em um mundo livre de tirania”, disse ele.

 

O principal assessor de Morawiecki, Michal Dwoczyk, disse a repórteres que a delegação cruzou a fronteira polaco-ucraniana de comboio depois das 8h00 (07h00 GMT).

A ideia da viagem foi acordada numa cúpula de líderes da UE em Versalhes, na França, na semana passada, disse Dworczyk.

Kiev está sob ataques russos: duas poderosas explosões abalaram a capital antes do amanhecer na terça-feira. Os serviços de emergência disseram que duas pessoas morreram quando um prédio de apartamentos foi atingido.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...