Mais de 1100 casas já aderiram ao projeto piloto de recolha biorresíduos na Póvoa de Lanhoso
Implementado pelo Município da Póvoa de Lanhoso, o projeto piloto “Recolha Bio” registou, em 2023, a adesão de 1141 fogos.
![](https://vmtv.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/02/Arquivo-Camara-Municipal-da-Povoa-de-Lanhoso-distribuiu-contentores-e-sacos-para-recolha-de-biorresiduos_02-700x467.jpg)
A adesão é gratuita e em pouco ou nada altera os hábitos das famílias. De acordo com o Vereador responsável pelo Pelouro do Ambiente, Paulo Gago, “a participação de todos é importante, pois contribui para a valorização de resíduos”.
![](https://vmtv.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/02/Arquivo-Camara-Municipal-da-Povoa-de-Lanhoso-distribuiu-contentores-e-sacos-para-recolha-de-biorresiduos_01-700x467.jpg)
Nesta primeira fase, o projeto destinado à recolha seletiva dos biorresíduos abrange apenas o setor doméstico na freguesia da Póvoa de Lanhoso – Nossa Senhora do Amparo. Para meados de 2024, está previsto o seu alargamento a mais freguesias do concelho (Lanhoso, Taíde, União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira e União de Freguesias de Campos e Louredo).
As pessoas residentes na Vila sede de concelho, que ainda não o tenham feito, podem aderir gratuitamente e receber o respetivo kit para biorresíduos (composto por contentor e sacos), junto do Balcão Único, que funciona nos Paços do Concelho. No mesmo local, também é possível proceder ao levantamento de mais sacos, visto que os que são utilizados neste projeto têm uma cor diferenciadora, para permitir a respetiva triagem.
O “Recolha Bio” é um projeto financiado pelo Fundo Ambiental, que tem a Comunidade Intermunicipal do Ave como entidade intermediária. A Braval é entidade parceira.