Quantcast
 
 

Mais de 30 anos depois, a PSP de Famalicão vai ganhar uma nova casa

Arrancaram esta terça-feira, 12 de novembro, as obras de reabilitação da esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Famalicão, uma empreitada que implica um investimento total de mais de 1,3 milhões de euros e tem um prazo de execução de 450 dias (15 meses).

 

Os trabalhos começaram logo após a assinatura do auto de consignação da obra e a intervenção prevê a requalificação total do edifício, com tratamento das fachadas, a substituição de caixilharias, a renovação de revestimentos interiores, a substituição de infraestruturas hidráulicas e a remodelação de diferentes espaços.

 
 

“Tomamos em mão esta empreitada e, mesmo não sendo competência do Município, promovemos junto do governo a celebração do protocolo que nos permite intervir e acelerar um processo que beneficia todos”, salientou hoje o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que acredita que depois de concluída a intervenção, a motivação e as condições de trabalho vão melhorar de sobremaneira. “Como qualquer cidadão na sua atividade, também os nossos policias estarão mais motivados e com melhores condições para cumprir a sua função e assim assegurar o sentimento de segurança que é fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos”.

Recorde-se que a concretização da obra só foi possível depois da assinatura de um contrato de cooperação entre a Câmara Municipal de Famalicão, o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Polícia de Segurança Pública, que permite ao Município avançar com a obra de remodelação do edifício que conta já com mais de trinta anos. O valor da obra será suportado pelo MAI.

 
 

A intervenção, adjudicada à empresa Famaconcret, decorrerá de forma faseada, de forma a não causar constrangimentos ao serviço efetuado pela PSP. A primeira fase da intervenção decorre agora no espaço de atendimento aos cidadãos e no edifício principal. No decorrer destes trabalhos, todos os serviços e estrutura da esquadra foram transferidos para as duas casas de função contiguas à esquadra.

Apesar dos naturais constrangimentos causados por qualquer obra, o Comandante da PSP Famalicão, Comissário Fábio Paulo, deixou a garantia de que “ao nível da capacidade de resposta não há qualquer constrangimento” e que a população pode ficar tranquila porque a Polícia de Segurança Pública em Vila Nova de Famalicão “está perfeitamente capacitada para responder às solicitações e garantir a segurança”. “Mesmo em instalações provisórias, nada muda”, assegurou.

 

“Há (em Famalicão) um sentimento de segurança que está consolidado”

Nas declarações que prestou no final da cerimónia de assinatura do auto de consignação da obra, o Comandante da PSP afirmou ainda que em Famalicão “há um sentimento de segurança que está consolidado”.

 

“De uma forma geral, parece-me que o cidadão famalicense se sente seguro na sua zona de residência”, uma ideia sustentada naquilo que são os dados objetivos do trabalho na área de jurisdição da PSP. “De momento, não é possível apontar como existindo um acréscimo daquilo que são os fenómenos criminais”.

O Comissário e Comandante da PSP acrescentou ainda que “ao nível dos recursos humanos e recursos materiais, a Esquadra de Vila Nova de Famalicão está perfeitamente capacitada para assegurar a segurança dos famalicenses e desempenhar cabalmente as suas funções”.

 

Mário Passos acrescentou que o Município continua a trabalhar em estreita colaboração com o Comando Distrital da PSP no processo de implementação da videovigilância na cidade e que em breve serão dados novos passos nesta matéria. “O que queremos é que haja este sentimento de segurança, que é fundamental para as pessoas” concluiu.

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não