Quantcast
 
 

Março foi um mês intenso e excecional para o concelho de Guimarães

O mês de março assinalou a abertura ao trânsito do desnivelamento na rotunda de acesso à autoestrada, mas também a inauguração da Variante de Silvares, um novo eixo viário entre as rotundas de Pinheiro Manso e Mouril, à qual se junta a Mini Variante que liga a rotunda do Reboto (São Martinho de Candoso) à rotunda de Mouril, também recentemente aberta ao público. 

 
Guimaraes

“Obras tão bem conseguidas que ficaram tão bem!”, como afirma Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães. Estas novas infraestruturas viárias desatam o nó da mobilidade em Silvares que permitirá um melhor desenvolvimento, bem como prosseguir outros projetos já previamente anunciados.

 
 

Com as vias já construídas, já está a projetar-se a continuação da Ecovia da cidade até ao Parque de Ardão em Silvares, ao rio Ave e à futura Ecovia do Ave. Assim, a cidade abraçará o seu rio, que passa a ficar integrado na cidade de Guimarães. O rio Ave fará parte da cidade pela mobilidade, em especial a mobilidade suave: pedonal e ciclável.

Março é também o mês em que foi apresentada a Ecovia do Selho, que vai ligar mais 15 freguesias num trajeto igualmente ciclável e pedonal. Ao todo, Guimarães terá 51 quilómetros em ecovias para caminhar, correr e pedalar junto dos rios Ave e Selho. Os percursos vão unir-se na zona onde o rio Selho encontra o Ave, dando origem a um parque verde linear. 

 
 

Entre muitas outras iniciativas, o mês que agora termina foi também o mês em que foi aprovado um contrato-programa para a construção de um novo Centro de Saúde em Moreira de Cónegos. A nível cultural, Guimarães apresentou uma nova plataforma que envolve a comunidade artística, onde estão envolvidos cerca de 150 profissionais das artes. A plataforma “Em Guimarães” é a mais recente arma cultural de combate à pandemia, com agenda cultural, um diretório de artistas, um mapa dos espaços culturais e uma galeria com mais de 40 espetáculos.

Neste mês ainda, começou a obra de requalificação da rua Padre António Caldas, uma estrada que liga o Largo da Mumadona à rotunda de acesso à Academia de Ginástica. 

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...