Quantcast
 
 

Marinha Portuguesa acompanha navio da Frota do Mar Negro da Federação Russa

Portugal
11 de Maio de 2024

 

Navio de re-abastecimento e apoio de frota da Marinha da Federação Russa, “Vice Almirante Paromov” (“Вице-адмирал Паромов”), IMO 9882097, classe Project 03182, afecto à Frota do Mar Negro, acompanhado pela Marinha Portuguesa ao largo da costa continental de Portugal, a 11 de Maio de 2024. Participaram no acompanhamento o navio patrulha oceânico da classe “Viana do Castelo”, NRP Viana do Castelo, a operar a partir da Base Naval de Lisboa; e a lancha de fiscalização rápida da classe “Centauro”, NRP Orion (número de amura 1156), a operar a Sul, na região Algarvia.

 
 
Foto via Marinha Portuguesa

Referenciado, desde Maio de 2022, em operações no Mar Mediterrâneo, o navio russo largou a 28 de Abril de 2024 de Kronstadt, São Petersburgo, saindo do Báltico a 5 de Maio de 2024 e cruzando o Canal da Mancha a 8 de Maio de 2024. Ao início da manhã de 10 de Maio de 2024 é referenciado, a Norte, a entrar na Zona Económica Exclusiva de Portugal continental, que abandonaria ao final da noite de 11 para 12 de Maio de 2024. Cruzou o estreito de Gibraltar ao início da manhã de 12 de Maio de 2024 e navega actualmente, pelas 10:12 UTC de 13 de Maio de 2024, a 10,6 nós, com rumo 77º (E) ao largo da costa da Argélia.

Terá, muito provavelmente, como destino o porto e base naval de Tartus (“طَرْطُوس”) na Síria – a única base naval a partir da qual a Marinha Russa opera actualmente no Mediterrâneo, e onde foi já antes referenciado.

 
 

Deslocando 3 500 toneladas, com um comprimento de 78,8 metros, boca de 15,4 metros e calado de 4,9 metros, desenhado como navio de suporte multi-propósito pelo Zelenodolsk Design Bureau JSC, o “Vice Almirante Paromov” (“Вице-адмирал Паромов”) foi lançado à água em 2016 (número de construção 850) nos Estaleiros do Volga, Nizhniy Novgorod, e entrou ao serviço da Frota do Mar Negro, em Sevastopol, a 29 de Maio de 2021, afecto ao 205.º Destacamento Auxiliar. Com uma guarnição de 33 elementos (e podendo transportar 20 outros), tem um capacidade de carga de 1 350 toneladas, uma velocidade máxima de 14,4 nós e um alcance operacional de 1 500 milhas náuticas, com uma autonomia de 30 dias.

Faz parte da classe Project 03182, com certificação “Arc4” (numa escala de 1 a 9) para navegação em condições árcticas, contando, à ré, com convés de voo para operação helicóptero Kamov Ka-27 ou congéneres. Transporta carga e abastecimento destinados ao suporte a outros navios, plataformas ou portos remotos, e desempenha funções de busca e salvamento, resgate, combate a incêndios e reboque.

 

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não