Quantcast
 
 

Marinha Portuguesa em missão no Príncipe

O NRP Zaire, número de amura P1146, navio patrulha da Marinha Portuguesa, afecto a uma missão de presença naval e de apoio logístico à Região Autónoma do Príncipe e às Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, de 29 de Novembro de 2022 a 2 de Dezembro de 2022. Na foto, em plano afastado, temos a cidade capital de Santo António, e, a cerca de 4 km a Sudoeste, temos o Pico Papagaio, com 680 metros de altitude.

 

Desde 8 de Fevereiro de 2022 sob comando do primeiro-tenente João Paulo Vinagre Pedro Janicas (que rendeu no cargo o primeiro-tenente Tiago Miguel Vieira), o NRP Zaire iniciou, em 2018, uma missão de fiscalização conjunta e de capacitação operacional da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, onde se mantém até à presente data, no âmbito de um acordo bilateral (de renovação anual) com as autoridades são-tomenses.

 
 

Construído nos Estaleiros navais do Mondego na Figueira da Foz, o NRP Zaire é o sétimo dos dez navios da classe Cacine. Desloca 292 toneladas, com um comprimento de 48,1 metros, com uma boca máxima de 7,7 metros e um com um calado de 2,2 metros. Propulsionado por 2 motores diesel MTU 12V 538 TB80, de 2 100 hp, alcança uma velocidade máxima de 20 nós. Conta com uma guarnição de 33 elementos e está armado com uma peça Bofors de 40mm (à vante) e uma peça Oerlikon de 20mm (à ré).

Foto via Forças Armadas Portuguesas
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...