Minas da Borralha podem voltar a funcionar em Montalegre e Vieira do Minho
O Governo publicou em Diário da Republica o aviso nº4052/2021 de 2021-03-04 , que diz respeito à celebração do contrato de concessão de exploração, denominado «BORRALHA», no concelho de Montalegre.
Este contrato administrativo , prevê a atribuição de concessão de exploração de depósitos minerais de volfrâmio, estanho e molibdénio, denominado “BORRALHA”, localizado no concelho de Montalegre, ficando a corresponder -lhe uma área de 2409 hectares à empresa Minerália.
Segundo esta empresa, após a fase de prospeção e pesquisa, os estudos mostram uma viabilidade técnica e económica para a futura exploração da Brecha de Santa Helena.
O pedido de concessão da exploração destes depósitos minerais correspondem a uma área de aproximadamente 56 Km2 situada entre os concelhos de Montalegre e Vieira do Minho.
Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia, através da Subdiretora-Geral, Cristina Lourenço, faz saber que “ao abrigo do artigo 18.º conjugado com o n.º 3 do artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 88/90, de 16 de março, convidam-se todos os interessados, no prazo de 30 dias a contar da data da publicação do presente Aviso, a apresentar por escrito, reclamações devidamente fundamentadas.
O presente Aviso, planta de localização e cópia do requerimento encontram-se disponíveis em https://www.dgeg.gov.pt/. Caso se pretenda a consulta presencial destes documentos, nas instalações da Direção-Geral de Energia e Geologia, sitas na Av. 5 de Outubro, n.º 208, 7.º piso, 1069-203 Lisboa, deverá ser efetuada marcação prévia para recursos.geologicos@dgeg.gov.pt, endereço para onde poderão igualmente ser enviadas as referidas reclamações fundamentadas.”
A MINERÁLIA – MINAS, GEOTÉCNIA E CONSTRUÇÕES, LDA, representada pelo gerente Adriano Fernando Barros, com sede em Braga, solicitou ao Diretor Geral de Energia e Geologia em 16 de dezembro de 2019 o pedido de concessão de exploração de depósitos minerais de volfrâmio, estanho e molibdénio, relativamente à area de 56.00km2. situada nos Concelhos de Montalegre e Vieira do Minho, denominada “Borralha”, na sequência da prospeção e pesquisa.
No Portal Participa estão também disponíveis os documentos para consulta .