Quantcast
 
 

Ministra da Cultura visitou Festival Literário Utopia

João Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Braga, acompanhou ontem, 21 de novembro, a Ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, durante uma visita efetuada ao Festival Literário Utopia.

 
Ministra da Cultura, Margarida Balseiro visitou Utopia21 de Novembro de 2025

A visita incluiu um percurso pelas diversas áreas do festival, uma atuação do Grupo de Música da Academia Sénior de Braga  e um momento de contacto direto com livreiros, editores, parceiros e patrocinadores. Culminou com um espetáculo musical protagonizado pelo Conservatório Bomfim na Capela Imaculada.

 
 

No ano em que Braga assume o título de Capital Portuguesa da Cultura, o festival, promovido pela The Book Company em parceria com a Câmara Municipal de Braga, traz à cidade encontros com alguns dos maiores nomes da literatura, incluindo um vencedor do Prémio Nobel da Literatura, duas estreias de peças de teatro de Toletino Mendonça e Martim Sousa Tavares, assim como uma extensa programação interativa com o público geral e infantil.

De acordo com João Rodrigues, é para Braga um ‘orgulho’ acolher um evento desta natureza, que reúne uma ‘programação de excelência’ e cruza a literatura com outras áreas artísticas.

 
 

“Num contexto de crescimento como o que vivemos na nossa cidade, sabemos que a cultura tem um papel fundamental para que esse mesmo crescimento decorra de forma sustentável. Neste ano, em que ostentamos o título de Capital Portuguesa da Cultura, construímos as bases de uma intensificação do trabalho cultural que prosseguiremos nos próximos anos”, afirmou.

Já Margarida Balseiro Lopes sublinhou a importância da articulação entre diferentes agentes culturais, públicos e privados.

 

“É fundamental reforçar esta parceria entre o setor público e o setor privado. Nesse sentido, o Festival Utopia é um excelente exemplo de como essas colaborações podem gerar resultados muito positivos e beneficiar toda a comunidade.”

A visita contou ainda com a presença do Diretor do Festival, Paulo Ferreira, e de Kátia Guerreiro, Comissária de Ponte Delgada Capital Portuguesa da Cultura 2026.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não