Quantcast
 
 

Município de Amares adota medidas para mitigar subida dos custos energéticos

A Câmara Municipal de Amares aprovou esta segunda-feira, em reunião do órgão executivo, uma proposta para adoção de medidas com o objetivo de mitigar os efeitos provocados pela crise energética.

 
Manuel Moreira Presidente do Município de Amares (Imagem de arquivo)


“Devido aos constantes aumentos da energia, que têm causado enorme impacto nas despesas correntes do Município, é oportuno implementar, imediatamente, medidas com vista a reduzir o valor da fatura com eletricidade”, explica a autarquia, lembrando
que o custo elevado da fatura com eletricidade advém principalmente da iluminação pública, dos edifícios e equipamentos municipais”.

 
 


“A eficiência energética é conseguida evitando o desperdício de energia através de equipamentos e edifícios mais eficientes e alteração de alguns gestos quotidianos”, esclarece o Presidente do Município de Amares, Manuel Moreira. Contudo, “apesar do compromisso do Município em reduzir a fatura de eletricidade, as medidas a tomar jamais poderão diminuir a qualidade do serviço prestado e a segurança dos Amarenses”, acrescenta o autarca.


Relativamente à Iluminação pública vão ser realizadas reuniões com os presidentes de junta para definir medidas específicas, estando entre as hipóteses o ajuste do horário da iluminação pública ou desligar uma sequência de luminárias durante a noite.

 
 


Medidas a implementar nos equipamentos municipais:
 Ao nível dos edifícios e equipamentos municipais, de acordo com o Plano de Poupança de Energia 2022-2023, foram aprovadas as seguintes medidas de eficiência energética:
 Sistemas de Climatização: no Verão, não devem ser programados para uma temperatura inferior a 27 graus e no Inverno para uma temperatura superior a 19 graus;
 Nas zonas não utilizadas a climatização deve ser evitada;
 As portas e janelas, para o exterior, devem manter-se fechadas quando o sistema de climatização estiver ligado;
 Sendo possível, calafetar portas e janelas para evitar perdas de calor no espaço de trabalho;
 Sempre que possível, devem privilegiar a luz natural;
 Diariamente, no final do trabalho, verificar se os sistemas de climatização ficam desligados;
 Desligação de todas as luzes dos edifícios públicos após as 22h00, quando estejam desocupados;
 Nas escolas, e em todos os edifícios do Município, ter o cuidado para que salas vazias não tenham luzes e equipamentos ligados;
 Sempre que um colaborador se ausente do gabinete, ou no final do dia, deve desligar a respetiva iluminação;
 Espaços não usados devem ter a iluminação desligada;
 Evitar deixar equipamentos ligados ou em “stand-by”, como extensões com interruptor;
 Aquando a substituição de uma lâmpada deverá ser tentada a alteração para o Led;

 Carregadores de aparelhos eletrónicos devem estar retirados da tomada quando não estão ligados a qualquer equipamento.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...