Quantcast
 
 

Município de Barcelos comemora Dia Internacional da Mulher

O Município de Barcelos vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se comemora no próximo dia 8 de março, com várias atividades que, além de celebrar a efeméride, visam realçar a importância das conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres e refletir sobre as dificuldades e os desafios com que ainda se deparam.

 


Numa parceria com a Escola de Tecnologia de Gestão de Barcelos (ETG), o pelouro da Ação Social do Município promove, no Largo da Porta Nova, entre as 9h30 e as 12h30, a atividade “Ser Mulher É…”, no decorrer da qual alunos e professores do curso de fotografia da ETG vão fotografar e fazer gravação áudio, de forma voluntária (consentimento informado), a todas as mulheres que por ali passarem em troca de uma flor.
Pretendem-se fazer retratos onde cada mulher a ser fotografada completará numa lousa a frase “Ser Mulher É…”. O resultado destes trabalhos será apresentado no dia 19 de março, às 17h30, no Theatro Gil Vicente, juntamente com excertos em áudio sobre o tema “Ser Mulher É…”. A exposição estará patente ao público até ao dia 31 de março.

 
 


“Elas também estiveram lá”
Além das atividades de rua, no dia 8 de março, na Biblioteca Municipal, também se assinala a data, com a exibição do filme ” Elas também estiveram lá”, exibido em duas sessões: às 15h00, para o público escolar e, às 21h00, para o público em geral.
Sinopse:
Realizado por Joana Craveiro e produzido pelo Teatro do Vestido, em 2021, este é um documentário poético sobre a invisibilidade das mulheres em acontecimentos históricos, como a ditadura portuguesa de 1926-1974, ou o processo revolucionário de 1974-75.


Combinando histórias de vida, fotografias e documentos originais, o filme reencena essas vidas invisíveis e culmina com uma cena filmada numa pequena sala de cinema, que se acredita ter sido usada pelos censores durante a ditadura portuguesa. Estreado em sala no âmbito do Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, em novembro de 2021, foi galardoado com a menção honrosa do júri constituído pela cineasta portuguesa Margarida Gil, pelo diretor do Beirut International Women Film Festival, Sam Lahoud, e pela cineasta eslovena, Sonja Prosenc, “Pela imensa criatividade, mistura de formatos, do teatro à reportagem, filme de arquivo e linha pedagógica e uma rara erudição de Cinema, a fazer evocar as Histoires du Cinéma de Godard, bem como a explícita citação de filmes portugueses. Mostra trabalho, ideias de cinema, inteligência e humor.”
IPCA Solidário

 
 


Ainda no dia 8, às 21h30, o Theatro Gil Vicente recebe o espetáculo “IPCA Solidário”, pela TFIPCA – Tuna Feminina do Instituto Politécnico do Cávado. O IPCA Solidário é um evento de cariz solidário, que este ano reverte a favor do GASC, no apoio que presta a vítimas de violência e que conta com a participação do Gallus Gallus |Grupo de Fados do IPCA, da ARCA Dance Studio, do CAUM – Coro Académico da Universidade do Minho e da TFIPCA – Tuna Feminina do IPCA.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...