Município de Fafe implementa projeto ‘Beija e Segue’
Integrado no projeto de requalificação da Avenida da Liberdade, o Município de Fafe implementou, para o início deste ano letivo, o projeto Beija e Segue, que se traduz numa via/corredor de trânsito que permite aos condutores deixar as crianças na escola de forma segura e rápida, aumentando a segurança de pessoas e veículos na envolvente escolar.
Esta via não é para estacionamento, mas sim para paragem do automóvel, que não deve ser superior a 1 minuto. A via está devidamente sinalizada e pintada a azul, de modo a que seja visível a sua localização para que surta maior efeito nos automobilistas e seja percetível a sua função, apelando ao cumprimento das condicionantes destes lugares e fazendo com que sejam tirados os benefícios a que se destinam.
Nesta fase inicial, foram instalados corredores Beija e Segue junto do Agrupamento de Escolas de Fafe e o Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira.
Paula Nogueira, Vereadora da Educação do Município de Fafe, destacou “a importância deste projeto na segurança, acessibilidade e mobilidade junto às zonas escolares. O projeto «Beija e Segue» vai melhorar as condições para os encarregados de educação deixarem os alunos junto à entrada da escola, de forma rápida e segura, permitindo uma maior fluidez na circulação automóvel na zona. É uma mais valia para todos.”
Obras na Avenida da Liberdade estão concluídas
Investimento permite maior segurança e fluidez no trânsito
Está concluída a requalificação da Avenida da Liberdade, junto das escolas em Fafe. A obra incluiu a requalificação urbanística, com intervenção nos passeios, de forma a garantir a segurança dos peões, e ainda a criação de uma zona de paragem temporária e ordenamento do estacionamento.
Recorde-se que devido à sucessiva degradação do espaço de acesso viário, pedonal e estacionamento, esta zona escolar estava identificada como geradora de congestionamento de trânsito nas horas de ponta, havendo, por isso, necessidade de levar a cabo esta requalificação de forma a reorganizar o espaço de circulação.
O Presidente da Câmara, Antero Barbosa, acompanhado pelo Vice Presidente, Parcídio Summavielle e equipa de vereação e os técnicos envolvidos no projeto, visitou a obra e reconheceu “o impacto positivo que este investimento trará na circulação viária e pedonal, devolvendo fluidez ao trânsito e aumentado a segurança da população escolar.”