Município de Fafe reforçou apoios sociais
Desde 2014 que a Câmara Municipal de Fafe disponibiliza diversos programas de apoio social dirigido às famílias com mais dificuldades financeiras, criados para dar respostas sociais que vão de encontro às necessidades da população.
No ano de 2020, a Câmara atribuiu mais de 4 000 apoios, que correspondem a um valor global de cerca de 1 milhão de euros.
A existência destes programas sociais permitiu que, aquando do surgimento da pandemia, a Câmara reagisse com rapidez às necessidades das famílias que ficaram com mais dificuldades.
Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, explica que “para oMunicípio de Fafe a prioridade são as pessoas e o desenvolvimento de políticas sociais respondam às suas necessidades e proporcionem aos fafenses mais autonomia e melhor qualidade de vida.
A Autarquia tem um vasto conjunto de programas de apoio social, que permite, de forma permanente e integrada, responder às necessidades da população do concelho que vive numa situação financeira mais difícil. Contudo é importante que as pessoas não sintam vergonha em pedir ajuda, uma vez que essa é a forma mais direta que temos na identificação das necessidades e dar as respostas em tempo útil.
O Presidente do Município considera ainda que “2020 foi um ano desafiante e de enormes dificuldades para as famílias em situação mais frágil. O Serviço de Ação Social da Câmara de Fafe esteve atento e, em articulação com as Juntas de Freguesia e com as Instituições do Concelho, conseguiram responder positivamente, indo de encontro às dificuldades apresentadas pelas famílias.”
A Câmara disponibiliza programas de Apoio no Transporte Ambulatório de Doentes, Fundo de Emergência Social (ajuda no pagamento de despesas familiares), Apoio à renda, Programa abem (medicação), Programa Municipal para Melhoria de Habitação de Agregados Familiares Carenciados, Programa “Ser Solidário” e a Atribuição de Bolsas de Estudos.
A Câmara distribuiu ainda Cabazes de Natal pelas famílias com mais dificuldades financeiras e em aditamento aos cabazes, atribuiu também Vales de Natal no valor de 30 euros, uma medida que visa apoiar os agregados com dificuldades económicas e ao mesmo tempo, promover e dinamizar o comércio local.
Para além dos programas de apoio, a Câmara desenvolve também um conjunto de projetos e medidas com elevada importância no quotidiano das famílias como a Parentalidade Positiva e a Formação em Educação Parental.