Município de Vieira do Minho vai aumentar o apoio anual às Unidades Locais de Proteção Civil
As Unidades Locais de Proteção Civil do concelho de Vieira do Minho vão ter um aumento no apoio anual prestado pelo Município. No total, serão perto de 25.000€ de financiamento, distribuídos pelas oito unidades locais já existentes. A proposta de financiamento foi apresentada na última reunião mensal do executivo com os Presidentes de Junta, realizada na freguesia de Rossas.

Os objetivos primordiais deste apoio centram-se em garantir a sustentabilidade destas estruturas e apoiar o voluntariado responsável pela sua operacionalização.
Esta proposta terá como base um protocolo anual, que irá garantir o financiamento atempado da atividade das Unidades Locais de Proteção Civil que, sob a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil, prestarão um serviço inestimável à nossa comunidade, tornando-a mais segura e resiliente.
O valor deste apoio será calculado com base na média de atuação dos últimos quatro anos, acrescido de uma verba para manutenção de equipamentos e viaturas. Haverá ainda a possibilidade de ser ajustado no final de cada ano, se assim se justificar, pelo nível de operações executadas.
As Unidades Locais de Proteção Civil do concelho de Vieira do Minho são constituídas pelas freguesias de Ruivães e Campos, Salamonde Louredo, Cova e Ventosa, Caniçada e Soengas, Pinheiro, Rossas, Guilhofrei e Parada de Bouro. Estão ainda na eminência de iniciar atividade as freguesias de Vieira do Minho e Anjos e Vilarchão, uma vez que já têm os equipamentos, estando em falta os operacionais.
O Município de Vieira do Minho reconhece a importância da operação destas equipas para promover um concelho mais seguro, protegido e resiliente, em cooperação com a Proteção Civil Municipal.


