Município de Vieira do Minho promove apanha da azeitona em Vilarchão
Município de Vieira do Minho promove apanha da azeitona em Vilarchão
Sábado, dia 17 de dezembro, Vieira volta a cumprir a tradição com a Apanha da Azeitona, uma atividade promovida no âmbito do projeto “ Sentir Vieira” que vai, uma vez mais, despertar os sentidos dos participantes.
Trata-se de uma atividade cujo objetivo passa por valorizar a terra e a agricultura do Concelho mantendo vivas as tradições, usos e costumes de antigamente.
A iniciativa pretende também dar a conhecer todo o processo de transformação do azeite que vai desde a apanha, à escolha e moagem da azeitona num lagar tradicional e termina na produção do azeite, tal como reza a ladainha: “Verde foi o meu nascimento, e de luto me vesti para dar a luz ao mundo, mil tormentos padeci”. Esta ladainha traduz bem o ciclo de vida da azeitona que, para dar origem ao azeite, tem de ser varejada, apanhada, escolhida e moída.
Com a iniciativa, o Município pretende proporcionar um momento de festa e convívio entre os participantes.
O ponto de encontro está marcado para as 10h00, junto à Câmara Municipal Vieira do Minho. Pelas 11h00, dar-se-á início à sessão prática da apanha da azeitona e moagem da azeitona de modo tradicional num lagar de azeite, em Vilarchão, seguindo-se a degustação do azeite em bacalhau assado na brasa.
De salientar, ainda que esta atividade levada a cabo pelo Município Vieirense, pretende proteger os valores da tradição, a identidade cultural e gastronómica, bem como o saber fazer de outras gerações.