Quantcast
 
 

Na Rota das Colheitas arrancou com arraial e malhada

Aboim da Nóbrega e Freiriz marcam início que 4 meses de atividades lidadas ao mundo rural 

 

Arrancou este fim de semana a programação Na Rota das Colheitas, que durante quatro meses, com inspiração nas tradições do mundo rural e da atividade agrícola, marca a animação no concelho de Vila Verde. Uma malhada de centeio em Aboim da Nóbrega e um arraial popular em Freiriz são as propostas para um sábado de tradição e alegria popular. 

 
 

Com muita gastronomia, música, convívio e grande na animação, a festa popular em Freiriz decorre ao longo deste sábado, num verdadeiro um desafio para juntar moradores, emigrantes e visitantes em momentos de diversão e lazer sob organização da Junta de Freguesia e com o apoio do Grupo de Jovens, de várias empresas locais e do Município de Vila Verde. 

Em Aboim da Nóbrega, a recriação de uma malhada de centeio tradicional está agendada para este sábado, às 15h, em Casais de Vide, na Eira da Pequenina. A prática agrícola será totalmente fiel aos moldes antigos, em que não faltam os trajes de época, as alfaias de outrora, a música popular e o merendeiro no final. 

 
 

O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Aboim da Nóbrega e Gondomar e pelo Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim, que fazem ainda questão de lembrar e homenagear o ex-presidente da Junta e líder associativo José Dias, falecido no ano passado. 

Mais de 50 iniciativas em 4 meses 

 

A programação Na Rota das Colheitas prossegue no fim de semana prolongado de 11 a 15 de agosto, com diversos eventos. Em Soutelo terá lugar o Arraial do Melão Casca de Carvalho, Loureira fará a Malhada de Feijão numa festa dedicada ai Emigrante e Pico de Regalados vai acolher os eventos culturais das Noites Temáticas. 

Até novembro, serão mais de 50 iniciativas ligadas à atividade agrícola e ao mundo rural a acontecer nas diferentes freguesias do concelho de Vila Verde. 

 

“É um desafio para uma emocionante viagem à descoberta da genuína tradição minhota e do mundo rural”, aponta a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes. 

A autarca salientou o extenso cardápio de “eventos icónicos e sempre muito procurados e apreciados, atraindo cada vez mais visitantes”. Não esconde ainda a satisfação por, em cada ano, surgirem mais parceiros e novos eventos a reforçar a Rota, como a malhada de tremoços e o fabrico de aguardente em alambique. 

 

A espadelada de linho, a desfolhada de milho, a vindima e pisada de uvas, a festa do Cogumelo e da Castanha são alguns exemplos de iniciativas que decorrem em ambientes marcados por trajes da época, alfaias agrícolas, merendas fartas e a alegria da música popular. 

A gastronomia e os arraiais à moda do Minho, incluindo magustos à moda antiga e os caldos feitos em potes de ferro sobre fogueiras ao ar livre, a sardinhada com broa de milho são algumas das propostas do programa, que se estende já ao estrangeiro, como acontece com a Festa do Caldo do Pote em Dusseldorf, na Alemanha. 

A “Festa das Colheitas – XXXI Feira Mostra de Produtos Regionais”, que decorrerá de 4 a 8 de outubro, é o ponto alto deste roteiro turístico-cultural, organizada pelo Município de Vila Verde em colaboração com um vasto leque de atores regionais: Juntas e Uniões de Freguesias, associações culturais, agentes turísticos, comércio local e diversas instituições. 

Comentários

comentários

Você pode gostar...