Quantcast
 
 

Vila Verde reforça desenvolvimento com trabalho para igualdade e inclusão

O Município de Vila Verde e diversos parceiros sociais assinalaram ontema abertura da Semana Municipal para a Inclusão. A cerimónia ficou marcada pelo lançamento do “Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação”, que distinguiu três instituições do concelho.

 

“Para ser desenvolvido e competitivo, um território tem de ser, em primeiro lugar, inclusivo”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, agradecendo o envolvimento e o empenho de todos os parceiros no trabalho de valorização social e humanista do concelho.

 
 

Numa cerimónia que contou com utentes do complexo da APPACDM em Vila Verde e alunos de diferentes escolas, a autarca destacou a criação do “Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação” como mais um contributo para a excelência do trabalho social e de solidariedade desenvolvido no concelho.

A primeira edição do Selo distinguiu a Santa Casa da Misericórdia, a Escola profissional Amar Terra Verde e o Centro Social do Vale do Homem. A iniciativa foi promovida pelos serviços de Ação Social do concelho e as distinções resultaram da avaliação de um júri independente, constituído por instituições supramunicipais.

 
 

“Um território é tão mais desenvolvido e competitivo quão melhor potenciar e valorizar todos os seus recursos, colocando sempre em primeiro lugar as pessoas”, vincou a presidente da Câmara Municipal, agradecendo o “trabalho único e insubstituível” das IPSS e demais parceiros na construção de um concelho.

A Semana Municipal para a Inclusão dedica especial atenção à consciencialização das comunidades sobre “a importância da inclusão de pessoas com deficiência”, procurando dinamizar ações que promovam “a alteração das representações, dos valores e das atitudes da sociedade face às pessoas com deficiência”.

 

O programa, que decorre até quinta-feira, vida também “celebrar a diversidade e destacar a felicidade como um direito universal”.

No lançamento da Semana, foram exibidas frases elaboradas e escritas pelos jovens das instituições sociais, sobre o tema “Afinal, o que é ser feliz!”, juntamente com símbolos criados pelos utentes da APPACDM, da CACI – SCMVV e da Escola Secundária de Vila Verde.

 

O programa de atividades da Escola Secundária tem agendada para esta terça-feira uma palestra sobre “histórias de superação”. Na quarta-feira, terá lugar um Encontro Inclusivo, com diversas ações e espetáculos..

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...