Quantcast
 
 

Na Rota das Colheitas renova sabores do Outono em Vila Verde

Esqueiros, Pico de Regalados e Gême valorizam o mundo rural com atividades dinamizadas pelas comunidades locais

 

Pica-no-chão e Pudim Abade de Priscos reforçam programa com Feiras Novas e feirinhas de produtos regionais

 
 

Com o desabrochar dos “sabores do Outono”, a programação Na Rota das Colheitas lança já esta quinta-feira uma imensa variedade de atividades em freguesias do concelho de Vila Verde. Num ambiente de animação popular em torno da valorização do mundo rural que contagia diferentes gerações, abre-se espaço ao arroz de pica-no-chão e ao Pudim Abade de Priscos, às Feiras Novas e feirinhas de produtos locais.

Em pleno dia de comemoração do 198º aniversário do concelho – que assinala esta quinta-feira, 24 de outubro –, as crianças do Jardim-de-Infância e da Escola Básica do 1º ciclo de Esqueiros, juntamente com a comunidade educativa, abrem as atividades da iniciativa “Sabores de Outono”.

 
 

Promovendo produtos e propostas gastronómicas, as crianças e a comunidade escolar vão dar particular destaque ao jantar típico de “Frango Ervilheiro” e ao marmelo, uma das atrações da feirinha dos produtos rurais típicos que irá decorrer no campo de jogos de Esqueiros.

Numa edição especial que se prolonga até sexta-feira, o programa inclui momentos de dança e animação musical, com participação dos alunos da EB de Esqueiros e dos utentes da APPACDM de Vila Verde, e a exposição e concurso “Representação de vivências de outono.

 

Além da feirinha com “Os verdadeiros sabores de outono” e venda de produtos da terra e doces regionais, a organização vai promover na noite desta quinta-feira o jantar com “Frango Ervilheiro”, que se realiza às 19h30, no espaço junto à sede da Junta da União de Freguesias de Esqueiros, Nevogilde e Travassós.

Centenárias Feiras Novas na Vila do Pico de Regalados

 

Com um cartaz amplo e diversificado que atrai anualmente milhares de pessoas, arranca na sexta-feira mais uma edição das centenárias Feiras Novas da Vila do Pico de Regalados. Até domingo, o Largo da Feira recebe um certame com mais de 500 anos de história e que tinha na sua génese a feira franca e as trocas de gado.

Mantendo a essência original, as Feiras Francas apresentam-se com um programa onde predominam as atividades equestres, muita tradição, animação musical, gastronomia e iniciativas desportivas à mistura. Com opções para todos os gostos, o certame ‘abre portas’ pelas 20h30 de sexta-feira, dia 25, com as Rusgas.

 

No sábado, a Feira Franca arranca às 8h00. O programa realça a história e tradição da freguesia com diversas atividades dedicadas aos equídeos. À tarde, a partir das 15h00, realiza-se a Corrida de Cavalos. Para a noite, a partir das 20h00, está agendado um espetáculo Equestre, seguido dos cantares ao desafio com a presença dos artistas Naty Vieira, Cristiana Sá, Borguinha de Braga e Daniel Sousa.

No domingo, a parte da manhã é dedicada a cerimónias religiosas, com a Eucaristia das Feiras Novas. Durante a tarde, decorrerá o Festival de Folclórico com a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vila de Prado, o Rancho Folclórico de Prado S. Miguel e o Rancho Infantil e Juvenil da Vila do Pico de Regalados.

Durante os três dias, o Largo da Feira será palco de várias iniciativas que ajudam a reforçar os motivos de interesse de um evento que é organizado pela Associação C.D.R.S.S. de Pico de Regalados e pela UF de Pico de Regalados, Gondiães e Mós.

Pica no Chão e o Pudim Abade de Priscos em Gême

Ex-libris da gastronomia no concelho de Vila Verde, o arroz de pica-no-chão e o Pudim Abade de Priscos vão ser servidos na noite de sábado, num evento promovido pela Junta de Freguesia de Gême. O evento gastronómico está marcado para as 19h00, nas instalações da sede da Junta.

A confeção das famosas iguarias é liderada por um cozinheiro especialista, que conta com a ajuda de vários elementos da população local. O prato principal, também conhecido por muitos como arroz de cabidela, é composto por frangos caseiros, criados ao ar livre, de forma a ter um sabor puro e delicioso ao mesmo tempo.

Num verdadeiro arraial da gastronomia típica minhota, o jantar inclui a sobremesa típica e emblemática do concelho, o Pudim de Abade de Priscos – cuja confeção é inspirada no sacerdote natural da freguesia de Turiz, concelho de Vila Verde.

Inserido na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, o evento organizado pela Junta de Freguesia de Gême conta com o apoio da comissão de angariação de fundos para as obras da Igreja de São Cláudio de Gême.

Comentários

comentários

Você pode gostar...