Navio cargueiro chinês “Yi Peng 3”, suspeito pelas autoridades Suecas de envolvimento no corte de dois cabos submarinos no Mar Báltico, acompanhado pela Força Aérea Portuguesa ao largo da costa Algarvia
Oceano Atlântico, Portugal, Costa Algarvia
29 de Dezembro de 2024
Navio graneleiro “Yi Peng 3”, “伊鹏3” (IMO 9224984), com pavilhão da República Popular da China, detido e operado pela companhia chinesa Ningbo Yipeng Shipping Co., Ltd., acompanhado ao final da manhã de 29 de Dezembro de 2024, a cerca de 40 milhas náuticas a Sul de Faro (Algarve, Portugal), por uma aeronave P-3C CUP+ “Orion” (14808, 497C98) da Esquadra 601 – “Lobos” da Força Aérea Portuguesa (FAP), com o “callsign” ORION01, a operar a partir da Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja.
Proveniente do Mar Báltico, o “Yi Peng 3” navegava aqui a 10.6 nós com rumo 105° (Este). Navega actualmente, pelas 00:45 UTC de 30 de Dezembro de 2024, a 11 nós e com rumo 80.1° (Este), a cerca de 16 milhas náuticas a E/SE de Gibraltar, indicando como destino Port Said, no Egipto.
O “Yi Peng 3” largou a 15 de Novembro de 2024 (1043 UTC), com uma carga de fertilizante, do Porto de Ust-Luga (“Усть-Луга”), Leningrado, na Federação Russa, a 75 milhas náuticas a Oeste de de São Petersburgo. Ao navegar pelo Mar Báltico, foi dado como suspeito, pelas autoridades Suecas, de ter arrastado uma das suas âncoras ao longo de 100 milhas náuticas, entre 17 a 18 de Novembro de 2024, provocando o corte de dois cabos submarinos de comunicações: pelas 08:00 UTC de 17 de Novembro, (i) o BCS East-West Interlink, operado pela sueca Telia (que interliga Katthmmarsvik, na Suécia, a Sventoji, na Lituânia); e, pelas 02:00 UTC de 18 de Novembro, (ii) o C-Lion 1, operado pela finlandesa Cinia (que interliga Helsínquia, capital da Finlândia, a Rostock, na Alemanha).
A 19 de Novembro de 2024 o “Yi Peng 3” interrompe a sua navegação e fundeia em Kattegat, estreito entre a Dinamarca e a Suécia e que antecede, via Skagerrak, a saída do Mar Báltico para o Mar do Norte. Trata-se de um ponto fora de águas territoriais mas na Zona Económica Exclusiva sueca. Decorriam então conversações diplomáticas entre os representantes do Reino de Suécia e da República Popular da China para determinar como poderiam decorrer acções de análise forense a bordo do navio. Ambos os cortes foram reparados a 28 de Novembro de 2024, tendo as redundâncias e rotas alternativas existentes impedindo disrupções do serviço final.
Volvidas 4 semanas de negociações, as autoridades chinesas firmam uma decisão de que teria lugar uma investigação liderada por elas e com a participação de observadores. Tem assim lugar, a 19 de Dezembro de 2024, uma visita ao “Yi Peng 3”, ao longo de 5 horas, por 14 elementos em representação da China, conduzindo a investigação, e tendo como observadores uma equipa composta por 9 elementos alemães, 6 suecos, 3 finlandeses e 1 dinamarquês. Não foi alcançado acordo diplomático para permitir a condução de diligências por parte das entidades de investigação criminal e de acção judicial do Reino da Suécia.
A 21 de Dezembro de 2024, após 5 semanas fundeado no estreito de Kattegat, o “Yi Peng 3”, retoma navegação, cerca das 13:30 UTC, saindo do Mar Báltico para o Mar do Norte a 22 de Dezembro de 2024, rumando pelo Canal da Mancha a 24 de Dezembro de 2024 e cruzando a 28 e 29 de Dezembro de 2024 ao largo da costa de Portugal Continental, rumando a Gibraltar.
Lançado à água em 2001 pelos estaleiros sul-coreanos da HD Hyundai Samho (“HD현대삼호”), O “Yi Peng 3” (antes “Leda”, de 2001-2007; e “Avra” de 2007 a 2016), desloca 75 121 toneladas, com 224,97 metros de comprimento, 32,25 metros de boca e um calado de 14,15 metros, sustentando uma velocidade de 14,8 nós. É detido desde 2016 pela companhia chinesa Ningbo Yipeng Shipping Co., Ltd. com sede em Ningbo, Zhejiang, a cerca de 150 km a Sul de Shangai. Trata-se de um navio mercante, cargueiro, destinado ao transporte de carga a granel (graneleiro) não embalada, como sejam cereais, minério ou fertilizante.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”