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Marinha Portuguesa acompanhou dois navios Russos de assalto anfíbio ao largo da costa continental de Portugal

Portugal
22 de Março de 2024

 

A Marinha Portuguesa acompanhou, ao largo da Costa Continental de Portugal, a 22 de Março de 2024, dois navios de assalto anfíbio da Frota do Norte da Federação Russa, o “Ivan Gren” (“Иван Грен”, número de amura 010, ex-135), classe “Project 11711”, e o “Aleksandr Otrakovsky” (“Александр Отраковский”, número de amura 031), classe “Project 775”; bem como o navio de re-abastecimento “Kola” (“Ко́ла”, IMO 6720004) da Frota do Báltico da Federação Russa. Estiveram envolvidos neste acompanhamento o NRP “Bartolomeu Dias” (F333), fragata da classe do mesmo nome, e o NRP “Viana do Castelo” (P360), navio patrulha oceânico da classe do mesmo nome, a operarem a partir da Base Naval de Lisboa (BNL).

 
 
Navio de assalto anfíbio Ivan Gren” (“Иван Грен”, número de amura 010, ex-135), classe “Project 11711”, Frota do Norte da Federação Russa

Os navios da Federação Russa terão como destino o Mediterrâneo Oriental, Base Naval de Tartus (“طَرْطُوس”) na Síria (a única base naval a partir da qual a Marinha Russa opera actualmente no Mediterrâneo).

O “Ivan Gren” (“Иван Грен”, número de amura 010, ex-135), classe “Project 11711” (sucessora moderna da classe classe “Project 775”), número de construção 301, ao serviço da Frota do Norte da Marinha da Federação Russa desde 20 de Junho de 2018, desloca 6 600 toneladas, com 135 metros de comprimento, 11 metros de boca e um calado de 3,8 metros. Tem uma velocidade máxima de 18 nós com um alcance operacional de 6 500 km. Com uma guarnição de 138 elementos, está armado, à vante, com uma plataforma CIWS AK-630M-2 “Dueto” (“Дуэт”), com 2 canhões de 6 canos rotativos de 30mm; e, à ré, sobre o hangar, com 2 plataformas CIWS AK-630 com canhão automático de 6 canos rotativos de 30mm; e com 2 metralhadoras pesadas MTPU-1 “Zhalo” em calibre 14,5mm . Tem convés de voo e hangar, podendo operar 2 helicópteros Ka-27 ou Ka-29 e “drone” Orlan-10. Transporta até 1 500 toneladas de carga que lhe permitem acomodar 13 carros de combate ou 36 viaturas blindadas e uma força de 3 a 4 centenas de militares equipados. Como meio de transporte logístico, pode transportar cargas para re-abastecimento de armas e munições.

 
 
Navio de re-abastecimento, petroleiro, “Kola” (“Ко́ла”, IMO 6720004), Frota do Báltico da Federação Russa

O “Aleksandr Otrakovsky” (“Александр Отраковский”, número de amura 031), classe “Project 775”, número de construção SDK-55, ao serviço da Frota do Norte da Federação russa desde 30 de Julho de 1978, desloca 4 000 toneladas, com um comprimento de 112 metros, uma boca de 15 metros e um calado de 4,3 metros. Tem uma velocidade máxima de 17 nós e um alcance operacional de 11 000 km. Com uma guarnição de 1 centena de elementos, está armado com 2 peças duplas AK-725 de 57mm e com 2 lançadores de foguetes múltiplos de 122mm, de 40 tubos, A-215 Grad-M. Pode transportar 10 carros de combate (ou mais de 20 viaturas blindadas) e 3 centenas de militares equipados – ou, como meio de transporte logístico, cargas para re-abastecimento de armas e munições.

O navio de re-abastecimento “Kola” (“Ко́ла”, IMO 6720004), um petroleiro, desloca 6 945 toneladas, com um comprimento de 106 metros e 15 metros de boca, está afecto à Frota do Báltico da Federação Russa, tendo sido construído, em 1967, na Finlândia. Tendo largado do Porto de Baltiysk (“Балти́йск”), Kaliningrad, Federação Russa, no Báltico, a 6 de Março de 2024, navega actualmente (17:57 UTC de 24 de Março de 2024), a 11 nós, com rumo 65°, E/NE, a 55 milhas náuticas a Leste do Estreito de Gibraltar, indicando como destino Port Said, no Egipto, com chegada prevista, dentro de 11 dias, a 4 de Abril de 2024.

 

Fotos via Marinha Portuguesa
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

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