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NRP “Figueira da Foz” acompanha navio científico russo “Akademik Ioffe” ao largo da costa continental portuguesa

Oceano Atlântico, Portugal
27 de Junho de 2024

 

O navio de investigação científica “Akademik Ioffe”, “Академик Иоффе” (IMO: 8507731), da Frota Atlântica do Instituto Shirshov de Oceanografia (“Институт Океанологии Им. П.п. Ширшова”), parte da Academia Russa de Ciências (“Российской Академии Наук”), navegando ao largo da costa continental de Portugal, a 27 de Junho de 2024, acompanhado pelo NRP “Figueira da Foz” (P361), sob comando do Capitão-tenente Flávio Pereira Eusébio, que, terminada esta missão, aportaria à Base Naval de Lisboa (BNL) ao início da manhã de 28 de Junho de 2024. O “Akademik Ioffe” largou ao início da noite de 14 de Junho de 2024, de Kaliningrad, na Federação Russa, no Mar Báltico, e navega actualmente, pelas 21:52 UTC de 29 de Junho de 2024, com rumo 198.3° (Sul), a 10 nós, a cerca de 240 milhas náuticas a Oeste do Funchal, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

 
 

Construído na Finlândia, em 1988, desloca 6 600 toneladas, com um comprimento de 111 metros, uma boca de 18 metros e um calado de 6 metros. Alcança uma velocidade máxima de 16 nós, com uma tripulação de 43 elementos e podendo transportar 127 passageiros. Está equipado com um conjunto alargado de laboratórios, sondas e sensores, sendo especialmente orientado ao estudo da propagação do som no Oceano, para o qual, tal como o navio irmão “Akademik Sergey Vavilov” (IMO: 8507729), conta, na sua secção central, com um poço vertical inundável (“moon pool”) de 2 metros de diâmetro a partir do qual opera, com recurso a guincho, os seus sensores de transmissão e recepção de som a longa distância. Entre os equipamentos científicos referenciados conta com um sonar Honeywell ELAC (12 kHz, 6 000 metros), dois ADCP (“Acoustic Doppler Current Profiler”) Teledyne Sentinel Workhorse (300 kHz) e um Teledyne RDI (38 kHz), e um “profiler” de fundo oceânico Innomar SES 2000 (400 metros). A Honeywell e a Teledyne são fabricantes norte-americanos e a Innomar um fabricante alemão.

O NRP “Figueira da Foz” (P361), construído pela West Sea / Estaleiros Navais de Viana do Castelo, é um Navio Patrulha Oceânico (NPO), da classe Viana do Castelo, ao serviço da Marinha Portuguesa desde 2013, desloca 1 750 toneladas, com um comprimento de 83,10 metros, um boca de 12,95 metros e um calado de 3,82 metros. Consegue uma velocidade máxima de 21 nós, com um alcance de 4 859 milhas náuticas (a 15 nós). Está armado com uma peça Oto Melara Marlin-WS, de 30 mm, 2 metralhadoras pesadas Browning M2 e 2 metralhadoras médias MG3. Conta com uma guarnição de 42 militares (6 oficiais, 9 sargentos, 27 praças). Conta com “deck” com capacidade para receber um helicóptero Westland Lynx Mk95.

 
 

Foto via Marinha Portuguesa
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

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