Núcleo Local de Inserção da Póvoa de Lanhoso apresentado à comunidade
O Núcleo Local de Inserção (NLI) da Póvoa de Lanhoso foi apresentado publicamente na passada segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Município.
Esta sessão, que foi presidida pela Vice-Presidente e Vereadora Fátima Moreira, dividiu-se em duas partes, a primeira dirigida às Instituições Particulares de Solidariedade Social e, a segunda, às Juntas de Freguesia, tendo sido apresentada a composição, as competências e os objetivos do NLI.
A Câmara Municipal assumiu a coordenação deste importante órgão, em resultado do processo de transferência de competências na área social, iniciado em abril do corrente ano, pois o NLI, até então, encontrava-se na dependência da Segurança Social. Neste processo incluem-se ainda os processos administrativos de atribuição de apoios económicos eventuais.
O NLI abrange o território do concelho e apresenta uma composição multidisciplinar na qual se integram um conjunto de instituições e serviços, designadamente: o Instituto de Emprego e Formação Profissional – Serviço de Emprego de Fafe, o ACES Cávado II Gerês Cabreira, o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, a Segurança Social – Serviço Local da Póvoa de Lanhoso, o Ministério da Educação – DGEST e o Projeto CLDS – Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
As competências desta entidade abrangem as áreas da Ação Social e Rendimento Social de Inserção e incluem a aprovação, organização e acompanhamento de contratos de inserção/acordos de Intervenção social, a colaboração na elaboração do relatório social, entre outras.
Para além das competências anteriormente enunciadas, que se traduzem na resolução de situações específicas, o NLI deverá assumir-se como instância promotora e dinamizadora de respostas sociais, tornando-se necessário o envolvimento das parcerias locais – formais e informais, aos diferentes níveis de atuação.
Estão, assim, criadas as condições para que o Núcleo Local de Inserção, com o contributo de todas as entidades representadas e envolvidas, se torne uma mais-valia, com mais e melhores respostas sociais, sendo um suporte para todas as para as famílias.