O cinema fora de portas está de regresso a Famalicão
Com a subida das temperaturas e o regresso das noites quentes, Vila Nova de Famalicão vira o projetor para o exterior e volta a direcionar as luzes do cinema para as praças e parques do concelho com uma nova edição do Cinema Paraíso.
A proposta chega-nos mais uma vez pela mão do Cineclube de Joane, que de 4 de julho a 18 de agosto sugere muitos e bons filmes para animar as noites de verão dos famalicenses.
Este ano, para além das habituais sessões às quartas no recinto do Anima-te, no Parque da Devesa, a iniciativa vai manter a marca da itinerância fazendo também chegar a sétima arte a cinco freguesias do concelho: Arnoso Santa Eulália, Carreira, Fradelos, Mogege e Vale São Cosme.
O cartaz da 22.ª edição do Cinema Paraíso arranca a 4 de julho, no Parque de Jogos da Carreira, com a exibição do filme “Benzinho” de Gustavo Pizzi. Segue-se a primeira noite de cinema ao ar livre na Devesa, no dia 7 de julho, com o filme “Knives Out: Todos São Suspeitos”. “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin vai ser exibido a 11 de julho, no Parque de Jogos de Arnoso Santa Eulália. “A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca” é o filme que se segue na Devesa, no dia 14 de julho.
O mês de julho conta ainda com as exibições dos filmes “Mirai”, no dia 18, no CIIES, em Vale São Cosme; “Parasitas” no dia 21, no adro da igreja de Fradelos, e “Ordem Moral”, no dia 25, no Campo de Jogos da ADERM, em Mogege.
No mês de agosto, as sessões do Cinema Paraíso decorrem todas no Parque da Devesa. Dia 4 é exibido “Nomadland – Sobreviver na América”, vencedor do Oscar de Melhor Filme; dia 11 é a vez de “Mary e a Flor da Feiticeira”, encerrando com “A Estrada” de Federico Fellini, no dia 18.
Todas as sessões estão marcadas para as 22h00 e têm entrada gratuita. Para as sessões marcadas na Devesa é obrigatório o levantamento de ingresso no período das 2 horas que antecede a sessão. As sessões nas freguesias são também limitadas à lotação dos vários espaços.
Recorde-se que o Cineclube de Joane organiza desde 1999 o Cinema Paraíso em Famalicão. A iniciativa é promovida em parceria com o município e a Casa das Artes.
“Nas edições anteriores afirmamos uma das principais ideias do projeto, a sua itinerância, o que permitiu ao Cinema Paraíso estacionar em mais de trinta locais, num percurso que já chegou a mais de metade das freguesias do território de Vila Nova de Famalicão e que conhece nesta sua 22.ª edição um incremento através do programa de descentralização cultural Há Cultura/Cultura Para Todos” promovido pelo município e cofinanciado pelo NORTE 2020, através do Fundo Social Europeu, explica a organização.
“Para esta edição vamos continuar a levar o cinema às populações, com escolhas criteriosas, com propostas que cheguem ao grande público e que ambicionam surpreender o espectador. Cinema popular de várias proveniências, do presente e em diálogo com a história do Cinema”.
O convite está lançado, traga pipocas, amigos e a família, mantas e almofadas e não se esqueça do agasalho para as noites mais frescas.