O estado da Saúde em Vieira do Minho
A VMTV emitiu ontem uma reportagem sobre o funcionamento do Serviço de Consulta Aberta no Centro de Saúde de Vieira do Minho, relatada na primeira pessoa por Arcelina Vieira que pôs a nu o estado da saúde neste concelho minhoto, e não demoraram as reações dos telespectadores nas várias plataformas das redes sociais:
O centro de saúde de Vieira do Minho devia ser fechado quando eu quero uma consulta nunca arranjo estou a um ano sem ter consulta nao vale nada ter médico de família e uma vergonha”
Parabéns à VMTV, pela pertinência da notícia! Estamos perante um caso deveras insólito a reclamar uma intervenção urgente por parte dos responsáveis da saúde . A saúde em Vieira do Minho, com o devido respeito por alguns competentes profissionais, vai de mal a pior . Os relatos desta reportagem são bem evidentes. Serviço para Inglês ver… É uma vergonha!”
Já me aconteceu ligar às oito da manhã e elas atenderem e me dizerem k já não haviam mais consultas abertas como pode ser possível. Elas só marcam para quem lhes encherem o saco. Lá dentro só querem estar na conversa e quando vão atender estão sempre de cara torta.”
Que sorte! Às 08:03 já não havia quando precisei. Elas guardam para quem bate com os pés. Foi me dito que ligasse mais cedo. Mal de quem precisa.”
Quando á anos tinhamos um hospital e deixaram fechar, agora que querem? Tristeza a Vila de Vieira do Minho “
Consulta Aberta lotada em Vieira do Minho
O serviço de Consultas Abertas do Centro de Saúde Vieira do Minho funciona das 8 da manhã até às 8 da noite durante a semana e das 9 da manhã até as 5 da tarde ao fim de semana, sendo esta consulta de iniciativa do utente de agendamento no próprio dia, solicitada presencialmente ou via telefónica, segundo as indicações dados pelo ACES Gerês/Cabreira
Acontece que em Vieira do Minho este serviço enche logo na primeira hora do dia, levantando imensas questões sobre o bom funcionamento do serviço, como nos relatou Arcelina Vieira, que nunca consegue marcação que não consegui marcação para este serviço nos últimos 15 dias.
Questionado o ACES Gerês/Cabreira sobre o funcionamento e quais os critérios para a consulta aberta o mesmo referiu “Há critérios para atendimento em consulta aberta: doença aguda , agravamento de doença crónica, Certificado de incapacidade temporária .“
Ainda segundo este ACES “Cada médico de família, tem no seu horário diário um período dedicado à Consulta Aberta. O Centro de Saúde de Vieira do Minho disponibiliza cerca de 24 consultas abertas distribuídas entre as 8 da manhã e as 8 da noite.”
Segundo Arcelina Vieira o problema está no funcionamento da secretaria, na opinião dela, não entende como é possível a consulta aberta funcionar das 8 da manhã às 8 da noite e passado nem uma hora está já cheia.
De referir que Arcelina Vieira fez uma reclamação por escrito no Livro de Reclamações do Centro de Saúde de Vieira do Minho, sendo esta a terceira efetuada neste livro.
A VMTV remeteu várias questões à direção do ACES Gerês/Cabreira sobre este assunto o qual nos respondeu que “Existindo situações como a colocada na sua questão, é feita uma avaliação, apurando as causas no sentido de implementar medidas corretoras. Se dessa análise decorrerem alterações que sejam importantes comunicar à população, daremos disso nota”
Ainda recentemente o Município de Vieira do Minho informou que o investimento de cerca de um milhão e meio de euros no novo Centro de Saúde iria assegurar a mobilidade e a inclusão de todos os utilizadores deste equipamento público e colmatar as graves deficiências estruturais existentes no atual Centro de Saúde, falta saber se o mesmo se irá aplicar aos serviços prestados á população